sexta-feira, setembro 10

E o de Setembro é...


O MIÚDO QUE PREGAVA PREGOS NUMA TÁBUA
Manuel Alegre
Editora: D. Quixote
PVP: 12,00€
Preço Livro do Mês Arquivo: 8,40€


Enquanto o miúdo cresceu, quer seja o que pregava regos muito direitinhos numa tábua, quer seja o que engoliu os comprimidos do avó, quer o que se rebelou contra a humilhação das mangas curtas, quer os outros todos ou eu próprio, que não sei se fui cada um deles menos um, este que conta e tem tendência ora a efabular ora a querer ser tão verdadeiro que põe em dúvida o que de facto foi e até de si mesmo suspeita. Seja ele quem for, o certo é que o miúdo cresceu. E agora está aqui (mas ainda será ele?) a ver se consegue escrever um livro, sem saber quê nem como. Pois que outro livro pode escrever-ser? Vida de tantas vidas na tão curta vida.


Manuel Alegre de Melo Duarte nasceu a 12 de Maio em 1936, em Águeda. Estudou em Lisboa, no Porto e na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Foi campeão de natação e actor do Teatro Universitário de Coimbra (TEUC).
Em 1961 é mobilizado para Angola. Preso pela PIDE, passa seis meses na Fortaleza de S. Paulo, em Luanda, onde escreve grande parte dos poemas do seu primeiro livro, Praça da Canção.
A sua vasta obra literária, que inclui o romance, o conto, o ensaio, mas sobretudo a poesia, tem sido amplamente difundida e aclamada.
Foram-lhe atribuídos os mais distintos prémios literários: Grande Prémio da Poesia APE-CTT, Prémio da Crítica Literária da AICL, Prémio Fernando Namora, Prémio Pessoa, em 1999 e, mais recentemente o Prémio Dom Dinis, ao livro de poemas Doze Naus.

Sem comentários: