segunda-feira, setembro 20

Marinho e Pinto na Livraria Arquivo


«Este livro é constituído por algumas das minhas intervenções, quer em artigos de opinião publicados em jornais, quer em discursos proferidos em cerimónias oficiais, quer em simples reflexões feitas solitariamente onde abordo algumas das mais relevantes questões da Ordem dos Advogados, da advocacia, da justiça, do Estado de direito e da cidadania em geral.
É também um testemunho do que se passou durante os primeiros trinta meses do meu mandato como Bastonário da Ordem dos Advogados Portugueses, sobretudo das adversidades, dos ataques, das calúnias e infâmias que tive de ultrapassar, bem como das reformas que, apesar de tudo, consegui efectuar contra ventos e marés, e ainda do que pretendo fazer num eventual segundo mandato. É ainda uma acusação contra aqueles que protagonizaram essas campanhas ou lhes deram cobertura.
Agora, que finalmente posso defender-me, espero que os advogados portugueses e a opinião pública nos julguem a todos sem complacências.» in Introdução, A. Marinho e Pinto
António de Sousa Marinho e Pinto nasceu a 10 de Setembro de 1950, na freguesia de Vila Chã do Marão, concelho de Amarante, distrito do Porto e reside em Coimbra há 40 anos.
Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Foi advogado, jornalista e professor auxiliar convidado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra onde leccionou as cadeiras de Deontologia do Jornalismo, Direito da Comunicação e Noções Fundamentais de Direito na Licenciatura de Jornalismo.
Enquanto estudante da Universidade de Coimbra, com apenas vinte anos, foi preso pela polícia política do Estado Novo, tendo estado dois meses na prisão de Caxias sem culpa formada. Ao longo do seu percurso ligado à Comunicação Social, foi jornalista, director regional da ANOP e da LUSA, membro do Conselho de Redacção do jornal EXPRESSO, membro da Direcção do Sindicato dos jornalistas e, para além da sua intervenção em múltiplos congressos e colóquios, proferiu dezenas de conferências e comunicações individuais, nas áreas dos direitos humanos e do Direito da Informação. Como docente desempenhou funções em diversas escolas do ensino secundário e do ensino superior (Politécnico e Universitário), leccionando matérias que vão desde a Filosofia e Literatura ao Direito da Comunicação, Direito de Autor e Deontologia jornalística, tendo também orientado seminários e pós-graduações com a mesma temática jurídica. Enquanto advogado foi membro do Conselho Geral da Ordem dos Advogados, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Patrono Formador.Foi eleito Bastonário dos Advogados em 2007 e está neste momento a candidatar-se ao segundo mandato.

Sem comentários: