quarta-feira, janeiro 12

"A minha posição é a de constante interrogação", José Saramago

A antecipar a conversa de sexta com Miguel Gonçalves Mendes, realizador de José e Pilar (sexta, 14 de janeiro, 18h30, aqui na Arquivo), uma sugestão de leitura para conhecer melhor o Nobel Português, nas suas palavras
 
JOSÉ SARAMAGO
Nas Suas Palavras
Edição e selecção de Fernando Gómez Aguilera
Editora: Caminho

Eu sou uma pessoa pacífica, sem demagogia nem estratégia. Digo exactamente o que penso. E faço-de forma simples, sem retórica. As pessoas que se reúnem para me sabem que, independentemente de concordarem ou não com o que penso, sou honesto, que não tento captar nem convencer ninguém. Parece que a honestidade não se usa muito nos tempos actuais. Eles vêm, ouvem e vão contentes como quem tem necessidade de um copo de água fresca e a encontra ali. Eu não faço ideia do que vou dizer quando estou perante as pessoas. Mas digo sempre o que penso. Ninguém poderá dizer nunca que enganei alguém. As pessoas têm necessidade de que lhes falem com honestidade.» José Saramago, 2003.

Neste livro foram recolhidos os seus pensamentos em entrevistas, artigos e frases soltas. Fala-se de: Deus, trabalho, ética, literatura, amor, socialismo, pátria, liberdade, política, direitos humanos, globalização, com uma inteligência apurada e fina. Este livro precioso e de referência deve estar presente nas nossas cabeceiras, como um farol de que podemos dispor na escuridão do pensamento, no mundo actual.

Fernando Gómez Aguilera (San Felices de Buena, Cantábria, 1962), poeta, ensaista e filólogo de formação. Foi também professor de literatura espanhola. è director da Fundação Cesar Manrique (Lanzarote) e curador da Fundação José Saramago. Profere com frequência conferências em universidades e centros culturais, publicou seis livros de poesia e escreveu textos críticos sobre a obra de diversos pintores e escultores. Foi também comissário de diversas exposições, fundamentalmente de arte contemporânea.
Em 2007 preparou uma grande exposição dedicada à vida e trajectória de José saramago, inaugurada na sede da Fundação César Manique, e que posteriormente se apresentou em Lisboa (Palácio da Ajuda) e São Paulo.
Conhecedor da obra do escritor português, apresentou vários livros seus e publicou ensaios e críticas literárias sobre a narrativa do Prémio Nobel da Literatura de 1998. É também autor da biografia cronológica José Saramago. A consistência dos Sonhos, publicada em Portugal pela Editorial caminho.

Sem comentários: