terça-feira, abril 20

A Cultura-Mundo

A NOÇÃO DE CULTURA alterou-se profundamente. Nos nossos dias, moda, publicidade, turismo, arte, urbanismo...nada escapa ao domínio da cultura. Esta transformou-se numa cultura-mundo, a do tecno-capitalismo generalizado, das indústrias culturais, do consumismo à escalaglobal, dos media, e das redes digitais. Ao transcender agora todas as fronteiras, e tornando mais confusas as antigas dicotomias entre "civilização" das élites e a "barbárie" da populaça, ela manifesta uma vocação planetária e permeira todos os sectores de actividade.
Ao analisarem esta transformação, os autores avançam pistas para um possível curso de acção que enfrente o primado, em crescimento, do consumismo e a desorientação generalizada desta época.
E se os anos vindouros fossem, paradoxalmente, os da «vingança da cultura»?

«ESTE LIVRO parte da hipótese de que há duas ou três décadas se instalou um terceiro modelo que constitui o horizonte cultural das sociedades contemporâneas na época da globalização. Nesta última, as grandes utopias, os contramodelos de sociedade, evaporaram-se, tendo perdido o essencial da sua credibilidade. Assim, a sobrevalorização do futuro deu lugar ao investimento excessivo no presente e no curto prazo. Ao mesmo tempo, a erradicação do passado deixou de estar na ordem do dia: a época dedica-se à reabilitação do passado, ao culto do autêntico, ao mobilizar de novo as memórias religiosas e identitárias, às reinvidicações particularistas. São outras tantas modificações ue permitem que se fale dum novo regime de cultura, o da hipermodernidade.(...)»

Gilles Lipovetsky é um reputado e filósofo francês, autor de vasta obra sobre as transformações da sociedade contemporânea. Publicou (na editora Edições 70) A Felicidade Paradoxal. Ensaio sobre a Sociedade do Hiperconsumo (2006) e O Ecrã Global, em co-autoria com Jean Serroy. Da sua obra, destaque para A Era do Vazio, O Império do efémero, Os Tempos Hipermodernos e A Terceira Mulher.

Jean Serroy é um professor universitário e autor de várias obras sobre a literatura do século XVIII e sobre cinema, com especial realce para Entre deux siècles, obra monumental dedicada à produção cinematográfica mundial dos últimos vinte anos. È também co-autor (com Lipovetsky) de O Ecrã-Global.
TITULO: A Cultura-Mundo, Resposta a uma sociedade desorientada
AUTORES: Gilles Lipovetsky, Jean Serroy
EDITORA: Edições 70
ANO DE EDIÇÃO: 2010

Sem comentários: