segunda-feira, dezembro 13

10 Livros para oferecer neste Natal - As escolhas do jornal Público

«Isabel Coutinho [jornalista do Público] seleccionou romances que receberam prémios ou títulos de autores qeu não publicavam há muitos anos, biografias que nos mostram o outro lado de políticos e escritores, um livro de História e a nova obra do Nobel da Literatura 2010. Todos editados em Portugal durante este ano.»

ARQUIVO INTIMO
Nelson Mandela
Prefácio de Barack Obama
Editora: Objectiva
"A história contida neste livro - e a história que a vida de Mandela nos conta - não é uma história de seres humanos infalíveis e de triunfo inevitável. É a história de um homem que se dispôs a arriscar a própria vida por aquilo em que acreditava, e que se esforçou verdadeiramente por levar o tipo de vida que acabaria por fazer do mundo um lugar melhor", escreve no prefácio o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

HISTÓRIA DO SÉCULO XX
Martin Gilbert
Editora: Dom Quixote
Neste livro percebemos melhor a Revolução Russa de 1917, a ascensão de Hitler ao poder, o reinado e a morte de Estaline ou Mao Tse-tung, a largada de bombas atómicas sobre Hiroxima e Nagasáki, o assassínio do Presidente Kennedy, a Guerra do Vietname, a ida do Homem à Lua. Os capítulos estão divididos por décadas e terminam em 1999.

SALAZAR - BIOGRAFIA POLÍTICA
Filipe Ribeiro Meneses
Editora: Dom Quixote
É a primeira biografia académica de António Oliveira Salazar, 40 anos depois da sua morte, 15 anos depois da abertura ao público do seu arquivo. Foi escrita em inglês por Filipe Ribeiro de Meneses, um historiador português radicado em Dublin, depois de sete anos de investigação.

CLARICE LISPECTOR  - UMA VIDA
Benjamin Moser
Editora: Civilização
A tarefa não é fácil. Como disse Orhan Pamuk, Clarice Lispector é uma das escritoras mais misteriosas do século XX, mas Benjamin Moser conseguiu desvendar parte desse mistério. Uma biografia que se lê como uma romance.

RENASCER
Diários e Apontamentos 1947-1963
Susan Sontag
Editora: Quetzal
Este é o primeiro de três volumes diários de Susan Sontag ue o seu filho, David Rieff, organizou e pubblicou. O livro começa com os anos da faculdade e as primeiras experiências ficcionais de uma das ntelectuais mais influentes da América do pós-guerra, e termina em 1963.

LUKA E O FOGO DA VIDA
Salman Rusdhie
Editora: Dom Quixote
Nos anos 90, quando era perseguido, Salman Rusdhie escreveu um livro par ao seu filhos mais velho - Harun e o mar de histórias. Nos últimos anos, Milan, o seu filho mais novo, pediu-lhe também que escrevesse um livro para ele. E assim surgiu Luka e o Fogo da Vida.

UMA VIAGEM À INDIA
Gonçalo M. Tavares
Editora: Caminho
Uma Viagem à India é um romance em verso que paróia Os Lusíadas. O texto está dividido em cantos, estrofes e versos e retoma a naoção de epopeia com um protagonista que dá pelo nome de Bloom. O livro tem prefácio de Eduardo Lourenço, em que o ensaísta afirma que Uma Viagem à India "navega e vive entre os ecos de mil textos-objectos do nosso imaginário de leitores. Como todos os grandes livros [...]"

DEIXEM PASSAR O HOMEM INVISIVEL
Rui Cardoso Martins
Editora: Dom Quixote
O ponto de partida para o segundo romance de Rui Cardoso Martins é uma grande chuvada em Lisboa. Tudo começa quando um advogados cego e um miúdo de oito anos são arrastados para um tubo de esgoto e contam histórias um ao outro. Rui Cardoso Martins recebeu o Grande Prémio de Romance e Novela Associação Portuguesa de Escritores.

EM ALGUMA PARTE ALGUMA
Ferreira Gullar
Editora: Ulisseia
Prémio Camões 2010, Ferreira Guillar fez 80 anos a 10 de Setembro passado e rompeu um silêncio poético de 11 anos. Em Alguma Parte Alguma é um livro de poemas que começou a escrever em 2000.

O SONHO DO CELTA
Mario Vargas Llosa
Editora: Quetzal
Em Outubro foi-lhe atríbuido o P´remio Nobel da Literatura 2010 e, em Novembro, Mario Vargas Llosa lançou o romance O Sonho do Celta, que se baseia na vida de Roger Casement, cônsul britânico no Congo Belga no início do século XX, anticolonialista e defensor dos direitos humanos e das culturas indígenas.

Sem comentários: