segunda-feira, outubro 3

"Os Portugueses", de Barry Hatton, apresentado na Arquivo

A minha intenção é lançar algumas luzes sobre este enigmático canto da Europa, descrever as idiossincrias que tornam único este adorável e, por vezes, exasperante país e procurar explicações, fazendo o levantamento do caminho histórico que levou os portugueses até onde estão hoje.
Tudo o que está aqui contido foi compilado de boa-fé por um autor que deve alguns dos melhores anos da sua vida a Portugal.

OS PORTUGUESES
Barry Hatton
Editora: Clube do Livro

«Quanto mais lá vou, mais quero lá voltar.» Miguel de Unamuno

ACERCA DO LIVRO:
Portugal é membro de direito da União Europeia, um dos fundadores do euro e membro fundador da NATO. No entanto, é um país que passa despercebido e é largamente ignorado, no seu extremo sudoeste do continente.
Barry Hatton faz incidir uma luz sobre este enigmático canto da Europa, ao misturar a análise histórica com divertidos episódios pessoais. Descreve as idiossincrasias que tornam os portugueses únicos e percorre os acontecimentos que os conduziram até ao ponto em que se encontram hoje.
Portugal, que se orgulha das mais antigas fronteiras fixas da Europa, ocupa apenas 561 por 218 quilómetros. No interior desse espaço, contudo, oferece um mosaico de belas e largamente diversificadas paisagens. Com um descontraído e sedutor estilo de vida, expresso da forma mais clara no seu gosto pela comida, os portugueses têm também uma veia anarquista, evidente em muitas facetas da vida contemporânea.
Jornalista veterano e comentador de Portugal, o autor traça um retrato íntimo de um país e de um povo fascinante e, por vezes, contraditório.

ACERCA DO AUTOR:
Barry Hatton nasceu em Doncaster, Inglaterra, em 1963. Estudou Germânicas no King’s College, Universidade de Londres, mudando-se para Portugal em 1986. Trabalhou como repórter no jornal Anglo-Portuguese News, no Estoril, e, em 1992, tornou-se correspondente em Lisboa da agência de notícias United Press International.
Desde 1997 é correspondente da Associated Press, cobrindo a actualidade política, económica e desportiva de Portugal. Escreveu, com Luísa Beltrão, uma biografia da primeira mulher a ser primeira-ministra em Portugal, Maria de Lourdes Pintasilgo.

Sem comentários: