quarta-feira, outubro 12

Lançamento do livro "O Homem que via passar as estrelas" de Luís Mourão

 Lançamento do livro
"O Homem que via passar as estrelas",
de Luís Mourão


15 de Outubro | sábado | 18h00
 Solar dos Ataídes (Largo do Terreiro)





O "Homem que via passar as estrelas" é um texto de teatro para a infância destinado a despertar a curiosidade pela astronomia e o interesse pela ciência em geral complementado por um caderno de actividades de exploração astronómica nas escolas, da autoria de Paulo Simões.
O livro, agora editado pela Deriva, é prefaciado por Máximo Ferreira, um dos mais importantes divulgadores da astronomia em Portugal, e é um dos pouquissimos textos dramáticos que fazem parte do Plano Nacional de Leitura, dirigindo-se, particularmente, aos anos terminais do 1.º ciclo do ensino básico e aos 5.º e 6.º anos do 2.º ciclo.
Um texto para um espectáculo de Teatro para a Infância onde se conta, na brevidade de uma noite de insónia ou de sonhos turbulentos, o encontro inesperado de Isaac Newton com os planetas do Sistema Solar...
Com o apoio da Arquivo Livraria.


Luís Mourão nasceu em 1958. É professor mas trabalha, de uma forma ou de outra, no teatro desde 11977. Nas duas últimas décadas o texto dramático ocupou toda a sua actividade nesta área. Trabalhou e escreveu para diversas companhias, entre as quais a ACTA, "Efémero" Companhia de Teatro de Aveiro, "O Nariz. Teatro de Grupo" ou o Teatro da Trindade de que foi durante anos dramaturgo residente. Escreveu, por exemplo, "O meu pequeno pais", "Guia das Estrelas", "Viemos todos de outro lado", "Kansera" e "1862 - Uma noite mágica". Traduziu e adaptou um conjunto razoável de peças desde "Um lugar entre porcos", de Athol Fugard a "proof" de Patrick Marber e "The Water engine" de David Mamet, todas elas produzidas (e, algumas, re-produzidas).

Sem comentários: