terça-feira, março 26

"como usar a energia das emoções para pacificar e libertar a mente?, por Paulo Borges

WORKSHOP
COMO USAR A ENERGIA DAS EMOÇÕES PARA PACIFICAR E LIBERTAR A MENTE?
Orientado por professor Paulo Borges
20 abril | sábado das 15 às 19h
Inscrição: 30,00€

Acerca do workshop:
Múltiplas emoções conflituosas manifestam-se constantemente na nossa vida individual e social, sendo uma fonte de imensos conflitos internos e externos, resultantes em sofrimento, ressentimento e culpabilização. Todavia, alguns métodos budistas tradicionais, muito simples, permitem-nos usar a enorme energia dessas emoções para pacificar e libertar a mente, expandindo a consciência.

Trata-se de aprender e treinar um saudável caminho do meio, equidistante da repressão das emoções e do deixar que elas nos dominem, levando-nos a pensamentos, palavras e actos que não desejamos e que são prejudiciais para nós e para os outros.

Com estes métodos, podemos usar a energia do desejo, do orgulho, do ciúme, da avidez e da cólera para pacificar a mente e torná-la mais livre e criativa, sem lutarmos contra nós próprios nem nos sentirmos culpabilizados e divididos.

Acerca de Paulo Borges.
Tentando praticar desde 1983, tem orientado vários seminários e cursos de introdução teórica e prática ao Budismo e à meditação budista. É presidente da União Budista Portuguesa e do Circulo do Entre-Ser e professor de Filosofia na Universidade de Lisboa. É tradutor de textos budistas, como "Estágios da Meditação", de Sua Santidade o Dalai Lama (Lisboa, Âncora Editora, 2001), o "Livro Tibetano dos Mortos" (Lisboa, Ésquilo, 2006) (com Rui Lopo), "A Via do Bodhisattva", de Shantideva (Lisboa, Ésquilo, 2007), "O Caminho da Grande Perfeição", de Patrul Rinpoche (Lisboa, Ésquilo, 2007). Entre outras obras é co-autor, com Matthieu Ricard e Carlos João Correia, de "O Budismo e a Natureza da Mente" (Lisboa, Mundos Paralelos, 2005) e de "Descobrir Buda. Estudos e ensaios sobre a via do Despertar" (Lisboa, Âncora Editora, 2010).

Sem comentários: