quinta-feira, janeiro 3

Ética para um jovem

«O contrário de se ser moralmente imbecil é ter-se consciência. Mas a consciência não é uma coisa que nos saia num sorteio ou nos caia do céu. Certamente devemos reconhecer que algumas pessoas têm desde pequenas melhor 'ouvido' ético do que outras e um 'bom gosto' moral espontâneo, mas este 'ouvido' e este 'bom gosto' podem afirmar-se e desenvolver-se com a prática (do mesmo modo que o ouvido musical e o bom gosto estético). E se alguém carecer absolutamente de semelhante 'ouvido' ou 'bom gosto' em questões de bem viver? Pois, meu rapaz, vejo o caso mal parado. (...)»

ÉTICA PARA UM JOVEM
Fernando Savater
Trad. Miguel Serras Pereira
Editora: D. Quixote
Um livro que convida o leitor a reflectir e a colocar novas questoes sobre a liberdade de escolha, a responsabilidade, o valor da amizade, o amor, o respeito, a posse, o poder.
Nada menos supérfluo do que ensinar as opçoes e os valores da liberdade se queremos educar seres humanos livres. Mas como falar de ética aos adolescentes, sem incorrer na simples crónica das ideias morais ou no doutrinamento casuístico sobre questoes práticas? Pensado e escrito para ser lido por adolescentes, "Ética para Um Jovem" explica, numa linguagem clara, profunda e ao mesmo tempo divertida, do que trata a Ética e de como a podemos aplicar à nossa vida quotidiana para tentarmos viver da melhor maneira possível connosco e com os outros. Com exemplos ilustrativos que vão dos clássicos gregos a Citizen Kane, cada capítulo finaliza com citaçoes de escritores como Erich Fromm, Martin Buber, Daniel Defoe e Octavio Paz. Um livro indispensável tanto para jovens como para pais e professores

Sem comentários: