terça-feira, maio 15

Maria Teresa Horta na Arquivo



A Arquivo Livraria tem o prazer de convidar para

apresentação do livro "As Luzes de Leonor",
de Maria Teresa Horta
17 maio | quinta | 18h30


ACERCA DO LIVRO:
Um romance sinfónico sobre a Marquesa de Alorna, Leonor de Almeida Portugal, neta dos Marqueses de Távora, uma figura feminina ímpar na história literária e política de Portugal. A grande escritora Maria Teresa Horta, persegue-a e vigia-a nos momentos mais íntimos, atraída pela desmesura de Leonor, no seu permanente conflito entre a razão e a emoção. Acompanha-a no voo de uma paixão, que seduz os espíritos mais cultos da época, o chamado "século das luzes", e abre as portas ao romantismo em Portugal.
Um maravilhoso e apaixonante romance sobre a extraordinária e aventurosa vida da Marquesa de Alorna, vencedor do Prémio Literário Dom Dinis 2011.

Críticas de imprensa
«[…] sem dúvida um dos maiores romances biográficos da literatura portuguesa e, também sem dúvida, uma narrativa que marcará doravante os estudos sobre o Iluminismo Português e as origens do Romantismo oitocentista em Portugal, para além de marcar profundamente os estudos sobre a marquesa de Alorna […] As Luzes de Leonor é uma biografia apaixonada, escrita num tom de ardente paixão pela vida e obra da biografada, mas, sobretudo, uma biografia apaixonante.» Miguel Real, [Jornal de Letras]


ACERCA DA AUTORA:
Maria Teresa Horta
nasceu em Lisboa, onde frequentou a Faculdade de Letras. Escritora e jornalista, foi a primeira mulher a exercer funções dirigentes no cineclubismo em Portugal. É conhecida como uma das mais feministas portuguesas. Estreou-se na poesia em 1960, com Espelho Inicial, tendo participado, no ano seguinte, no volume Poesia 61, com Tatuagem. A sua obra poética está coligida em Poesia Reunida (2009), obra que lhe valeu o Prémio Máxima Vida Literária.
É autora dos romances "Ambas as mãos sobre o corpo", "Ema" (Prémio Ficção Revista Mulheres), e A Paixão segundo Constança H., e co-autora, com Maria Isabel Barreno e Maria Velho da Costa, de "Novas Cartas Portuguesas".
Em 2004, foi condecorada pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio, com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante Dom Henrique.

Sem comentários: