terça-feira, dezembro 13

Tiago Baptista à conversa com Isabel Baraona na Arquivo



Tiago Baptista tem um livro de banda desenhada com o título "Fábricas, Baldios, Fé e pedras atiradas à Lama", editado numa parceria entre o a9)))) e a Oficina do Cego.
Sexta-feira, dia 16 de Dezembro, Tiago Baptista conversará com Isabel Baraona acerca deste livro, na Arquivo Livraria.

O Livro do Tiago Baptista
“Fábricas, Baldios, Fé e Pedras atiradas à Lama”
As pinturas e os desenhos do Tiago Baptista são obras maiores da arte de colocar umas coisas com as outras, ou daquilo a que Alberti chamou “história”. A “história” é a criação de uma história através da disposição das suas partes com vista à criação de um efeito visual (a pintura).
A nossa visão devora constantemente as histórias do mundo e com elas as do Tiago Baptista, e com um gozo grande por serem tão bem feitas.
O Tiago Baptista é um artista de Leiria que pinta e desenha como poucos artistas fazem em Portugal (e em Espanha e nos outros países).
O que pinta e desenha não são coisas fáceis de pensar e ainda menos de dizer e deve ser por isso que as pinta e desenha.
O desenho é uma maneira de pensar, é uma maneira complicada de pensar por camadas (não são camadas distintas, são nevoeiros de partículas) que podem não ficar presas na folha do papel e que podem parecer não ter uma ordem quando tentamos criar a nossa coerência a partir das suas marcas.
O que sei é que são desenhos que não me deixam indiferentes e que são desenhos de um desenhador que sabe cada vez melhor que o é.
Os desenhos do Tiago Baptista são feitos não sei como, mas pressinto que às vezes lhe deve custar muito pô-los cá fora e deve ser por isso que os faz tão presentes ao nosso reconhecimento, como uma ilusão (como deve ser). Estes desenhos contam sempre uma história e são as legendas desenhadas por cima dos desenhos desenhados que nos colocam numa posição que por vezes preferíamos que fosse só do Tiago, presentes no mundo como ele é quando o Tiago o pensa,
Os desenhos são bons, tão bons que o a9)))) e a Oficina do Cego se juntaram para editar um livro com eles.
João dos Santos

Sem comentários: