sexta-feira, abril 1

Recomendamos

O CEMITÉRIO DE PRAGA
Eco, Humberto
Editora: Gradiva

Século XIX, entre Turim, Palermo e Paris, encontramos uma satanista histérica, um abade que morre duas vezes, cadáveres num esgoto parisiense, jesuítas que tramam contra maçons, maçons, carbonários e mazzinianos que estrangulam padres com as suas próprias tripas, os massacres numa Paris da Comuna em que se comem os ratos, golpes de punhal, horrendas e fétidas reuniões por parte de criminosos , falsos notários, testamentos enganosos, irmandades diabólicas e missas negras, entre muito mais.Há aqui do que contentar o pior dos leitores. Salvo um pormenor.Estas as personagens deste romance existiram realmente e fizeram aquilo que fizeram. E até o protagonista faz coisas que foram verdadeiramente feitas.
 Um romance fantástico, onde o autor mostra saber como nenhum outro combinar erudição, humor e reflexão.

Sobre o autor: Umberto Eco nasceu em Alexandria, Piemonte, na Itália, em 1932.
Iniciou os estudos de Direito, que abandonou pouco depois para se dedicar à temática: a Idade Média. Trabalhou na RAI até a Bompiani lhe oferecer o cargo de editor. Foi colaborador de algumas revistas, e em 1960 aderiu ao Gruppo 63, junto com outras personalidades da cultura italiana dos últimos trinta anos.
Recebeu em várias universidades o título de doutor Honoris Causa e, em 1993, o prestigiado Norton Lectures, da Universidade de Harvard, pela sua vasta bibliografia na área do ensaio.
É  autor de romances como O Pêndulo de Foucault, A Ilha do Dia Antes, Baudolino e de A Misteriosa Chama da Rainha Loana, O Nome da Rosa.É também autor de  História da Beleza, um notável ensaio .Em 2007, é publicado História do Feio, que surge como a sequência natural de História da Beleza.
Actualmente é professor de Semiótica e Presidente da Escola Superior de Ciências Humanas da Universidade de Bolonha.

Sem comentários: