quarta-feira, abril 6

Leituras indispensáveis

A TERRA TODA
Saraiva, José Manuel
Editora: Porto Editora
Abandonado por uma mulher que o traiu com outro homem, Rafael recorre às consultas de uma psicanalista, com quem acabará por se envolver. Só que ele não sabe que está com isso a ressuscitar o seu passado e a expor-se a uma traição ainda mais dolorosa.
Fazendo uma pausa no romance histórico , que o consagrou como um dos mais populares autores portugueses, José Manuel Saraiva mergulha agora nas águas mais profundas da nossa actualidade abordando um tema escaldante que fará estremecer algumas boas consciências.
Acerca do autor: José Manuel Saraiva nasceu na aldeia de Santo António d'Alva, em 1946. Foi jornalista, tendo pertencido aos quadros de O Diário, Diário de Lisboa, Grande Reportagem e Expresso.
É autor de comentários sobre a Guerra Colonial, produzidos pela SIC, um dos quais foi transmitido pelo canal Arte em França e na Alemanha. Uma história sua  deu origem ao telefilme A Noiva, de Luís Galvão Teles. Em 2001, publica a sua primeira obra, As Lágrimas de Aquiles. Seguiram-se os romances Rosa Brava (2005) e Aos Olhos de Deus (2008), que o consagraram como um dos mais populares autores portugueses.
 Mais detalhes sobre o autor « 

A QUESTÃO FINKLER
Jacobson, Howard
Editora: Porto Editora
 Julian Treslove está em plena crise de identidade. Ele não tem uma opinião muito concreta sobre a circuncisão, o conflito entre Israel e a Palestina, ou os monumentos ao Holocausto - na verdade, sobre todo e qualquer aspeto da cultura judaica dos nossos dias. Mas o verdadeiro problema com a identidade de Julian é não ser judeu - não que esse pequeno pormenor o impeça de viver obcecado com o judaísmo. Mas quando um dia à saida de um jantar com um colega dos seu tempo de escola é assaltado por uma mulher que , segundo lhe parece lhe chamou Judeu. A partir daqui o seu sentido de identidade começará a mudar radicalmente...
Acerca do autor: Nascido em Manchester, na Inglaterra, em 1945 é um escritor britânica de origem judaica Considerado pela critica como o "Philip Roth inglês" pois os seus romances centram-se nas relações e comportamentos da sociedade judaica britânica. Foi também professor de Inglês no Wolverhampton Polytecnhic, no Selwyn College e na universidade de Sidney. Participou em vários programas no canal britânico Channel 4. A Questão Finkler, vencedor do Man Booker Prize é o primeiro a ser publicado em Portugal.
Mais detalhes sobre o autor « 

O ULTIMO LIVRO
Živković, Zoran
Editora: Cavalo de Ferro Editores
Algo de terrível está a acontecer na Livraria Papyrus.Sucessivas mortes tem sucedido na livraria como foi o caso do senhor Todorović que morreu enquanto folheava tranquilamente o seu livro. Todas são de causa desconhecida. O bibliófilo Dejan Lukić tenta ajudar Ver , uma das proprietárias a descobrir o que está por detrás de tal mistério até que encontram O último livro...
Enquanto o mistério não é desvendado num final surpreendente o autor convida o leitor a reflectir sobre temas apaixonantes ao longo do livro.
Um romance brilhante, imaginativo, subtil e fascinante. 
Sobre o autor: Zoran Živković nasceu em Belgrado, actualmente República Sérvia, em 1948. É autor de 15 livros de narrativa e de cinco ensaios sobre literatura. As suas obras encontram-se traduzidas em mais de 12 línguas e granjeiaram-lhe variadíssimos prémios entre os quais, o prestigiado World Fantasy Award, e uma short-list para o prémio IMPAC. Do mesmo autor , A Cavalo de Ferro publicou o volume de contos A Biblioteca
Mais detalhes sobre o autor « 

A HUMILHAÇÃO
Roth, Philip
Editora: D. Quixot
Acabou tudo para Simon Axler. Um dos mais destacados actores de teatro americanos, agora com sessenta anos, perdeu a magia, o talento e a confiança. Agora quando sobe ao palco sente-se louco e faz figura de idiota. Esgotou a confiança nas suas capacidade: imagina as pessoas a rirem-se dele. A sua mulher deixou-o, o público abandonou-o e o seu agente não consegue convence-lo a reentrar em cena. 
Num relato demolidor de auto-esvaziamento , onde tudo o que fomos na nossa vida - o talento, o amor, o sexo, a esperança, a energia , a reputação -tudo é posto a nu.
Sobre o autor: Em 1997 Philip Roth ganhou o Prémio Pulitzer com Pastoral Americana, em 1998 recebeu a Medalha Nacional de Artes da Casa Branca e em 2002 o mais alto galadão da Academia de Artes e Letras, a Medalha de Ouro da Ficção. Ganhou também três vezes o PEN/Faulner Award e o National Book Critics Award. Recentemente recebeu dois dos mais prestigiados prémios do PEN: o PEN/Nabokov e PEN/Saul Bellou de Consagração na Ficção Americana.
Mais detalhes sobre o autor « 

Sem comentários: