segunda-feira, agosto 23

O Grupo

O GRUPO
AUTOR: Mary McCarthy
TRADUÇÃO DE : Daniela Carvalhal Garcia
EDITORA: D. Quixote
Data de edição: Junho 2010
 
«O melhor livro de Mary McCarthy… maravilhoso… um livro profético que prepara o terreno para os romances de protesto e libertação da década seguinte.» The Independent
 
O Grupo relata a vida de oito jovens licenciadas nos anos 30 em Vassar, uma das mais elitistas e conceituadas universidades femininas americanas.
Oito jovens de diferentes níveis sociais e personalidades muito diversas – conhecidas como O Grupo – encontram-se uma semana depois de terem terminado o curso para assistir ao casamento de Kay. A cerimónia é o ponto de partida para as suas vidas de adultas nas suas alegrias e tristezas – no trabalho, no amor, no sexo, ou num quotidiano mais ou menos convencional.
Ao longo dos anos seguem percursos distintos, mas todas têm como objectivo comum serem diferentes dos pais.
A Introdução é de Candace Bushnell, autora de O Sexo e a Cidade e aborda exactamente a influência que o livro teve na sua obra.

Mary McCarthy (1912-1989) nasceu em Seatle, Washington. Ficou orfã aos seis anos, quando os pais morreram durante a grande epidemia em 1918. Tanto ela como os irmãos foram criados, em circunstâncias muito infelizes, pelos avós paternos, numa ambiente rigidamente católico. Quando a situação se tornou intolerável, foi viver para Seattle com os avós maternos, cujas ideias liberais foram decisivas na sua formação.
Mary McCarthy estudou inicialmente em Seattle e formou-se na prestigiosa Universidade de Vassar, em Poughkeepsie, Nova Iorque, em 1933. Em Nova Iorque, no início da década de 1930, fez parte dos círculos comunistas, mas no final desta década repudiou o comunismo soviético, exprimindo a sua solidariedade a Trotsky depois dos Processos de Moscovo e criticou vigorosamente os dramaturgos e escritores que considerava favoráveis ao estalinismo.
Escreveu para as mais importantes revistas e jornais americanos, advogando a liberdade criativa face à doutrina e criticando tanto o McCarthismo como o comunismo. Foi uma opositora empenhada à guerra do Vietname. O seu primeiro romance The Company She Keeps foi publicado em 1942. Foi também autora de Memoirs of a Catholic Girldwood, The Stones of Florence, Venice Observed e Birds of America, entre outros títulos.

Sem comentários: