terça-feira, novembro 15

"Para que servem as imagens?", de Eva Mejuto

Entrada gratuita, mas é necessária inscrição prévia.

Para que servem as imagens?

«Para que serve um livro se não tem desenhos Alice in wonderland, Lewis Carrol
O álbum ilustrado oferece-nos infinitas possibilidades de trabalho e de lazer. Dotar a leitura de imagens para as crianças mostra-se, numa sociedade cada vez mais centrada em parâmetros visuais (publicidade, internet, televisão, videojogos…), cada vez mais necessária. As ilustrações dos álbuns, para além de apoiarem, complementarem e enriquecerem a leitura do texto, permitem que os mais pequenos entrem em contacto com a arte, desenvolvam um critério estético próprio, aprendam a descodificar símbolos, desenvolvam a sua capacidade criativa e desfrutem da leitura com uma nova forma de olhar.
Neste ateliê falamos da importância de proporcionar às crianças ilustrações que abranjam diferentes sensibilidades plásticas, imagens artísticas que ofereçam uma segunda leitura da narração, com intenção de educar a sensibilidade das crianças na fruição da imagem.
Fazemos uma abordagem à história da ilustração infantil, à sua evolução e efetuamos uma análise de diversas técnicas e estilos de ilustração (colagem, acrílico, fotomontagem, escultura...), assim como da narração e das metáforas visuais das imagens presentes nos livros, a partir de ilustrações de diversos livros da OQO.
Abordamos a diferença entre livro ilustrado e álbum ilustrado e as diversas funções que as imagens exercem relativamente ao texto e às suas várias aplicações na aula.
Eva Mejuto

Sem comentários: