sexta-feira, setembro 2

"Terra de Pinhal e Mar" - livro sobre a região de Leiria

TERRA DE PINHAL E MAR

- Crónicas de Viagem no distrito de Leiria
Autores: Orlando Cardoso e Bruno Gaspar
Prefácio: Carlos André
Edição: Arquivo
PVP: 29,00€

SINOPSE:
“Uma mão-cheia de crónicas é o que aqui se apresenta. Necessariamente variadas e dispersas, como convém a um livro como este. Mas escritas, evidentemente, com o prazer dos sentidos despertos.Prazer da descoberta, aqui se encontra, mesmo que esta seja esconsa, quando não esquiva. Mas, acima de tudo, uma viagem no tempo, no espaço e nos odores, com prazer.
Entre a serra e o mar estendem-se estas deambulações por Leiria e seu distrito, lugares de evasão e pecadilhos vários, entre eles o da gula. Impressões quase digitais na memória, por vezes. Fascínio constante por estas terras tão belas, tão diferentes e tão perturbadoras afinal.
Vinte e cinco textos, ajeitados em curto espaço, lembram as serranias de Sicó, dos Candeeiros e de Aire, onde a claridade do sol é uma contínua presença.
Como esquecer a braveza e a doçura do Oceano, a alvura das ondas do mar de Peniche batendo nos rochedos do Baleal, lembrança remota (quem sabe?) de uma Atlântida perdida?
Recordamos, que vale a pena, os versos suaves do poeta Afonso Lopes Vieira, sentindo com ele a voz da “catedral verde e sussurrante”, o pinhal do rei D. Dinis.
Mas, não se esgotam por aqui as impressões destas viagens que nos levam, por fim, à beleza perfeita de Santa Maria da Vitória na Batalha e do silêncio dos túmulos de Pedro e Inês nas naves abaciais de Alcobaça.
Sugestões não só para o espírito, mas também para o corpo que é o seu pilar.”

TEMAS:
O fascínio da cidade (Leiria)
Eça em Leiria
Peniche – no caminho da Atlântida
Nazaré – a paixão do mar
No regaço da linda Inês (Alcobaça)
Nos ardores de Aljubarrota
Memória da batalha real (Batalha)
Arte e saúde no Oeste (Caldas da Rainha)
Vila de encantamento (Óbidos)
Alcobertas e outras descobertas (Serra Candeeiros)
Um murmúrio serrano (Porto de Mós)
Os sons do cristal (Marinha Grande)
Os pinheiros de S. Pedro (S. Pedro de Moel)
Praia de Inverno (Praia do Pedrógão)
Terra de milagres (Fátima)
A sombra do Marquês (Pombal)Caminho de Santiago (Santiago da Guarda.Ansião)
O Tempo em Castanheira (Castanheira de Pera)
O prazer dos deuses (o vinho)
Uma Brisa na cidade (a brisa de Leiria)
A Senhora do Livramento (Tasca da D. Maria)
Suave encanto (morcela)
Amável Licor (ginja)
Pão de Ló de Alfeizerão

OS AUTORES:
Orlando Cardoso
Natural de Souto da Carpalhosa (Leiria) . É professor no Colégio João de Barros, historiador e escritor. Foi director dos semanários Jornal de Leiria, O Correio de Pombal e director-adjunto da revista Desafios, da Nerlei (Associação Empresaria da Região de Leiria). Foi co-organizador das exposições Um Balanço do Século (2000), e António José Saraiva – Um Homem Livre (2002). Foi bolseiro do Instituto Cultural de Macau e fez o Curso de Defesa do património, organizado pelo Centro nacional de Cultura de Lisboa. Publicou Trinta Dias em Maio (Prémio de Poesia Ary dos Santos) e os livros de contos O Espanto da Lua. Fora das Margens e Xeque-Mate (Prémio Comemorativo dos 600 anos dos Bombeiros Portugueses). No âmbito da investigação histórica publicou João de Barros – Um Cortesão em Terras de Litém e Macau e O Oriente no Espólio de Lara Reis. Organizou os roteiros culturais, editados pela Região de Turismo de Leiria/Fátima, Da Fábrica de Papel À Tipografia (colaboração, Pombal Pombalino (colaboração) e Leiria Queirosiana. Coordenou as monografias Arrabal – Terra de Santa Margarida e Filarmónica do Arrabal – Cem Anos de Música. A obra As uvas de Laberia Gala valeu-lhe o primeiro prémio de Poesia do Concurso de Literatura do Instituto Politécnico de Leiria, em 2008.
È o autor do textos

Bruno Gaspar nasceu em Paris em 1979. Vive em Portugal desde os 3 anos de idade. É natural de Leiria mas vive em Lisboa. Licenciado em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa e formado em Cinema de Animação pela Fundação Calouste Gulbenkian. Como ilustrador conta com colaborações no Jornal Sol, Jornal Expresso e Jornal de Leiria, tendo publicado diversos livros também. Foi nomeado em 2007 para o Prémio Stuart de Desenho de Imprensa. Na pele de artista plástico já participou em diversas exposições colectivas e individuais, destacando-se a exposição Movimentos Perpétuos na Cordoaria Nacional em 2004 e no Clube Militar de Macau em 2005 pela Galeria 57. Em 2008 é um dos 10 representantes de Portugal no DVD- Project, com um vídeo projectado na Electron Breda (Holanda), Galeria Ex Teresa Arte Actual (México), Maus Hábitos e Fábrica Braço de Prata (Portugal), Gran Canária Espacio Digital ( Las Palmas/Canárias) (Espanha).
É o autor de algumas das fotos do livro (estão identificadas) e da ilustração.

1 comentário:

Sara disse...

Como é bom desfrutar de uma boa refeição e um bom livro para ler, eu espero que em algum momento têm a oportunidade de ler este com um prato rico kosushi