sexta-feira, março 25

Sugestões de leitura para o fim de semana...

OS LEITORES PERGUNTAM.     
GOETHE RESPONDE.
Wolf, Manfred
Editora: Circulo de Leitores

 As pessoas mais ou menos cultas de todos os estratos sociais ainda hoje dizem: se tiver uma questão ou um problema, consulte o grande Goethe e encontrará sempre um conselho sábio. Através de citações de obras do filósofo, este livro apresenta-nos as suas respostas intemporais sobre o amor, o trabalho, a autoridade , a guerra, a religião,a revolução.
Pode encontrar respostas a perguntas tão diversas como: "Quando as pessoas devem dar alegria?" ou mesmo "A saúde significa apenas a ausência da doença?".

Conhecendo Manfred Wolf: Nascido em 1934, foi professor Secundário e Profissional na antiga República Alemã e autor de manuais escolares. Desde 1990 que é autor freelancer.

INTRODUÇÃO À CULTURA
PORTUGUESA
Real, Miguel
Editora: Planeta

  Este livro estabelece uma nova teoria definidora da cultura portuguesa desde o início da nacionalidade.
Com uma organização clara, que permite ao leitor apreender rapidamente a proposta do autor sobre a arquitectónica da história da literatura, da cultura e do pensamento portugueses, Introdução à Cultura Portuguesa, para além de apontar os «cinco pecados da cultura portuguesa», traz-nos ainda uma visão das relações culturais entre Portugal e o Brasil numa perspectiva nunca antes abordada.

Conhecendo Miguel Real: Formado em Filosofia e especilaista em cultura portuguesa, Miguel Real (n. Lisboa,1953) tem publicado -além da obra ficcional e dramatúrgica que o tornou conhecido do público)- um conjunto de estudos dobre figuras da nossa cultura, que faz dele um dos mais constantes e produtivos investigadores da actualidade nesse domínio. Esta obra Introdução à Cultura Portuguesa é uma súmula do seu trabalho nesta matéria.

              VENTO SUÃO                 
de Faria, Rosa Lobato
Editora: Porto Editora
Vento de Suão é o ultimo romance escrito por Rosa Lobato Faria.Quando a   2 de Fevereiro de 2010 a autora faleceu a obra ficou inacabada. Após uma          rápida conclusão decidiu-se publicar a obra assim como ficou pois o romance tem o desenvolvimento suficiente para se deixar ler como um todo com sentido. Uma obra que tem como eixos fundamentais “a força da vida, o conhecimento profundo da realidade (...) o domínio das minúcias, o fôlego narrativo, a irrupção imparável de um vento negro de violência que impõe uma aura de tragédia intemporal ao que parece quase inócuo” do posfácio de Eugénio Lisboa.

Conhecendo Rosa Lobato Faria: Nasceu em Lisboa a 20 de Abril de 1932 e na mesma cidade faleceu a 2 de Fevereiro de 2010. Poeta e romancista, o essencial da sua poesia está reunida no volume Poemas Escolhidos e Dispersos, de 1997. O seu primeiro romance, O Pranto de Lúcifer, veio a público em 1995. Publicou em vida doze romances  o ultimo dos quais, as Esquinas do Tempo. Foi também autora de vários livros infantis.
Está publicada no Brasil e traduzida em Espanha, França e Alemanha. Em 2000,obteve o Prémio Máxima de Literatura.

OS PRETOS DE POUSAFLORES
Gomes, Aida
Editora: D. Quixote

Silvério deixou a aldeia de PousaFlores aos 18 anos em troca da promessa feita pelos primos de uma vida melhor em África. Mas os primos trocaram-lhe as voltas e acabou numa guerra entre soldados negros.Assim entre derrotados Silvério sobreviveu. 40 anos mais tarde, Silvério regressa a Pousaflores com três filhos mulatos, todos de mães diferentes. Resta-lhe a irmã amarga, beata e com reumatismo. Que futuro haverá para eles numa aldeia onde são vistos como «os pretos de Pousaflores»? E a mulher de Silvério, abandonada em África, estará disposta a abdicar da filha para sempre?
Um romance que não deixa ninguém indiferente.

Conhecendo Aida Gomes: Nascida em Lumdibale, Huambo, Angola, Aida Gomes vive desde 1985 em Holanda onde estudou Ciências Sociais e fez um mestrado sobre processos históricos e políticos na África Subsariana (Universidade Radboud de Nijmegen). Trabalhou e residiu no Camboja, em Moçambique ,no Suriname,em Angola, na Libéria, no Sudão e na Guiné-Bissau.Desenvolveu actividade em projectos comunitários para jovens e colaborou em missões de paz com a ONU.

         A CONTADORA DE         
FILMES
Leteriel, Hernán Rivera
Editora: Editorial Presença


Quando María Margarita ganha aos quatro irmãos um concurso inventado pelo pai, inválido devido a um acidente, que consistia em saber quem contava melhor um filme depois de o ter visto,o que começa por ser um ritual familiar rapidamente acaba por se tornar um acontecimento em que toda a povoação , à medida que os relatos da contadora de filmes ganham fama e um público cada vez maior os aguardar, impaciente.Através a história da «fazedora de ilusões» o autor capta a vida no deserto chileno, criando um romance encantador na sua simplicidade e contundência.

Conhecendo Hernán Letelier: Nasceu no Chile em 1950. Catapultado para a fama com o romance A Rainha Isabel Cantava Rancheras, é autor de diversos romances publicados em vários países, entre os quais México, Brasil, Espanha, França, Itália, Alemanha, Grécia e Turquia. Em 2001 foi nomeado Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras pelo Ministério da Cultura de França.

Sem comentários: