quinta-feira, junho 5

Próximo Curso na Arquivo

PORTUGAL E O QUINTO IMPÉRIO:
em CAMÕES, VIEIRA, PESSOA
E AGOSTINHO DA SILVA

Sábado 14 de Junho 2008

Paulo Borges


Programa do curso:
O curso visa introduzir à visão de Portugal e do Quinto Império nos quatro autores que mais sistematicamente profetizaram e pensaram a vocação / missão de Portugal como a de contribuir para a transformação da mente humana e para uma nova idade de plenitude universal. Numa época de incerteza na vida nacional e mundial, procura-se pensar até que ponto há aqui um desafio e alternativa urgente para o bem do mundo.

1 - Luís de Camões – Que pela "gente /de Luso" "se esqueçam os humanos / De Assírios, Persas, Gregos e Romanos": a Ilha dos Amores, a iniciação erótico-espiritual e a nova geração andrógina de Fiéis do Amor.

2 - Padre António Vieira – Os quatro impérios particulares, os homens "de todo o mundo" e o Quinto Império ou Reino de Deus na terra consumado: plenitude do Corpo Místico de Cristo e santificação do universo.

3 - Fernando Pessoa - "O futuro de Portugal […] é sermos tudo":superação e síntese superior de "Grécia, Roma, Cristandade, / Europa" num Império cultural e espiritual. "A verdade / Que morreu D. Sebastião", as "Índias Espirituais", o "caminho da Serpente" e o regresso do Rei Encoberto.

4 - Agostinho da Silva – Da cisão original sujeito-objecto à metanóia /samadhi reintegrador: lusofonia, ecumenismo e Império do Espírito Santo, desvelamento da realeza encoberta e organização do "Tudo para Todos" – "só então Portugal, por já não ser, será".
Conclusão: Portugal, a Lusofonia, o Quinto Império e nós. O estado do mundo e a urgência de uma alternativa cultural e civilizacional.

Currículo Professor Paulo Borges:
Professor do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde trabalha nas áreas de Filosofia da Religião, Filosofia em Portugal e Antropologia e Cultura e integra o projecto de investigação "A Filosofia e as Grandes Religiões do Mundo". É membro e investigador do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. Doutorou-se em 2000 com uma dissertação sobre Metafísica e Teologia da Origem em Teixeira de Pascoaes. Dedica-se à escrita, à tradução, ao estudo, prática e instrução da experiência meditativa, ao estudo da filosofia e cultura portuguesa e das grandes tradições espirituais, ao diálogo inter-cultural e inter-religioso. Sente-se herdeiro do melhor da visão que, em Luís de Camões, Padre António Vieira, Fernando Pessoa e Agostinho da Silva, assume ser vocação de Portugal servir a emancipação das consciências, contribuir para um Novo Mundo alternativo ao esgotamento da civilização tecnocrática, produtivista e consumista e para a criação de uma comunidade ético-espiritual mundial onde se transcendam e harmonizem as diferenças nacionais, culturais, políticas e religiosas. É actualmente Presidente da União Budista Portuguesa e da Associação Agostinho da Silva, bem como Vice-Presidente da Casa da Cultura do Tibete e director do Centro de Estudos Agostinho da Silva. Co-Director da Revista "Nova Águia" e Presidente da Comissão Coordenadora do Movimento Internacional Lusófono.Sente-se Todo o Mundo e Ninguém.

Duração: 6 horas Horário: Das 10h00 às 13h00 Das 15 às 18h00 Preço: 40,00€
Numero de Inscrições: 20 Data limite de inscrição: 10 de Junho.
Local: Livraria Arquivo – Av. Combatentes da Grande Guerra, 53, Leiria – t. 244 822225
email: agenda@arquivolivraria.pt

Sem comentários: