quinta-feira, janeiro 31

Estão abertas as inscrições

Workshop Financiamento de Projectos Culturais através do Patrocínio e Mecenato
Por Rui Matoso
23 e 24 de Fevereiro

Se desenvolve actividades em organizações relacionadas com a cultura, nomeadamente associações, cooperativas, empresas e fundações culturais; pelouros culturais autárquicos; centros culturais e de exposição de arte; companhias de dança ou de teatro, livrarias, festivais, galerias de arte, monumentos, museus, orquestras e está interessado em saber como se elabora um dossier de apresentação a eventuais patrocinadores ou mecenas,
então este Workshop é para si!


Objectivo
Conhecer e praticar as metodologias e os processos necessários à angariação de financiamento através de patrocínio e mecenato cultural.
Destinatários
Estudantes, membros de organizações culturais públicas ou privadas: associações, cooperativas, fundações, etc. e todas as pessoas interessadas em obter informação sobre Financiamento de Projectos Culturais através de Patrocínios e Mecenato.

Conteúdos
1 – Introdução: Marketing Cultural vs. Marketing de Cultura
a) Definições de Marketing
b) Marketing Cultural
c) Marketing da Cultura
d) O Mercado de Marketing.


2 – Patrocínio de Projectos Culturais:
a) Definições e tipos de patrocínio
b) Do Artista ao Patrocinador;
c) Etapas da construção de um projecto de patrocínio;
d) Organização e redacção da proposta de patrocínio (dossier de patrocínio);
e) Negociação;
f) Estrutura base de um contrato de patrocínio.

3 – Diferenças entre Patrocínio e Mecenato

4- Mecenato Cultural
a) Definição e tipos de Mecenato;
b) Objectivos do Mecenato;
c) Legislação do Mecenato;
d) A dedução fiscal dos donativos;
f) O Processo de Mecenato.

Formador
Rui Matoso é gestor e programador cultural, coordenador da revista Espaço Público editada pela Cooperativa de Comunicação e Cultura. É membro da direcção da Associação Agostinho da Silva onde coordena um projecto de digitalização. Cursa o Mestrado Práticas Culturais para Municípios na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tendo anteriormente realizado uma formação avançada (pós-graduação) em Gestão Cultural na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. É formador certificado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (CAP).


Horário: Sábado : 10h30 às 13h 14h30 às 18h Domingo:10h às 13h 14h30 às 17h30
Número de vagas: 16
Data limite das inscrições: 18 de Fevereiro
Local: Livraria Arquivo
Preço: 90,00 €
Será entregue um certificado de frequência.
A realização do curso está condicionada a um número mínimo de 12 participantes e máximo de 16. Caso não se atinja este número, o valor da inscrição será devolvido na totalidade até ao prazo máximo de oito dias após a data prevista para a sua realização.
As inscrições poderão ser feitas ao balcão da Livraria Arquivo, por telefone e por email, apenas sendo consideradas após oficialização do pagamento.
Informações:
Paula Carvalho
Telefone: 244 822 225 Fax: 244 828 091

agenda@arquivolivraria.pt
www.arquivolivraria.pt
www.arquivolivraria.blogspot.com

Sem comentários: