segunda-feira, fevereiro 28

Meninos sábado há história

Evento Cancelado

Com grande pena, este evento foi cancelado por impossibilidade das autoras.
Apresentamos nossas desculpas pelo transtorno causado.
Family Coaching: 36 desafios para pais extraordinários
Gerir o stresse causado pela correria do dia-a-dia, equilibrar a vida profissional com a vida familiar, impor regras e disciplina, ao mesmo tempo que desfruta de momentos alegres e tranquilos em família, são alguns dos objectivos que pode alcançar com os desafios propostos neste livro. Descubra as estratégias que melhor se adequam a si e à sua família e transforme-se num pai ainda mais extraordinário.

ACERCA DO LIVRO:
Ser pai ou mãe é o trabalho mais importante do mundo. No entanto, pode ser verdadeiramente extenuante lidar diariamente com as teimosias e conflitos dos filhos: de manhã fazem uma birra monumental porque não querem vestir a roupa preparada na véspera; ao fim do dia, depois de um cansativo dia de trabalho, recusam-se a tomar banho, não querem jantar e debatem-se ferozmente na hora de ir dormir... Não é fácil encontrar energia e estratégias que transformem estes comportamentos em momentos felizes e sem birras.
Conscientes destas dificuldades, Ângela Coelho e Sandra Belo introduziram em Portugal o coaching parental, um método inovador que surgiu em Inglaterra, e que visa transformar e gerir positivamente as relações familiares. "Family Coaching", o primeiro livro português nesta área, resulta da experiência das autoras e do trabalho desenvolvido com centenas de pais e mães, nos últimos anos.

ACERCA DAS AUTORAS:
Angela Coelho é Parent Coach (conferida pela ParenTalk e pela Parent Coaching Academy, no Reino Unido) e Life Coach (Coach Professional European Coaching Association, conferida pelo More Institute, Lisboa).
Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Lisboa, conta já com 12 anos de experiência de trabalho em gestão e dinamização e motivação de equipas. Desde que se tornou mãe pela primeira vez em 2003, tem apoiado outras mulheres durante a gravidez, o parto e pós-parto. Como voluntária, dinamiza um grupo de mães num espaço comunitário.
É mãe de 2 filhos de 6 e 4 anos.

Sandra Belo é Parent Coach (conferida pela ParenTalk e pela Parent Coaching Academy, no Reino Unido) e Life Coach (Coach Professional European Coaching Association, conferida pelo More Institute, Lisboa).
Mestre em Psicologia Escolar pelo Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do minho, centrou grande parte da sua actividade profissional na gestão de equipas pedagógicas e na formação comportamental de grupos. Foi docente do ensino superior nos cursos de psicologia e educadores de infância e fez acompanhamento individual de crianças.
É mãe de 3 filhos de 9, 7 e 6 anos.

quinta-feira, fevereiro 24

Para quem não conhece...

A nossa cafetaria

A literatura também se devora...

Já conhece o Menu Literário da nossa cafetaria?
E para a hora de almoço ou para um retemperador lanche, aqui fica o menu das nossas sandes literárias. Livros e autores para todos os gostos (gastronómicos, no caso!).

António Carrapatoso apresenta "Desatar o Nó" na Nerlei

ACERCA DO LIVRO:
Muitos fazem diagnósticos, António Carrapatoso apresenta soluções. É isto que distingue Desatar o Nó da maioria dos livros publicados nos últimos tempos sobre as várias crises com que Portugal tem sido confrontado: crise financeira, crise económica, crise do Estado Social, crise do Estado de Direito, crise do sistema político, crise de valores e porventura a mais funesta crise de confiança. Sobre todas elas António Carrapatoso se pronuncia e para cada uma propõe saídas.
Nesta colectânea de textos publicados na Imprensa ao longo da última década, é fácil perceber como as ideias de António Carrapatoso têm algo de «revolucionário». Isto num país onde, como denuncia, o Estado e, em seu nome, os governos e, através destes, os partidos exercem um poder tentacular, muitas vezes num conluio promíscuo com poderes e interesses privados.
António Carrapatoso quer que a tutela da sociedade resida no cidadão e não no Estado. Ideias ousadas como esta só poderiam partir de um homem com uma experiência de liderança muito bem sucedida no mundo empresarial e que nunca se dispensou da intervenção cívica, em defesa de uma certa ideia para Portugal. Tem, por isso, créditos firmados para merecer a nossa atenção.
Desatar o Nó é um livro para se ler devagar, artigo a artigo, de espírito aberto, com sentido crítico, mas sem preconceitos. Um livro contra a lamúria e o fatalismo paralisante.

ACERCA DO AUTOR:
Nascido em 1957, António Carrapatoso é licenciado em Gestão pela Universidade Católica, tendo um MBA pela Universidade Nova. Foi docente universitário (entre 1980 e 1990) e desde 1981 tem exercido a sua carreira profissional como gestor em empresas de grande dimensão, na indústria e nos serviços de natureza diversa: Multinacional, pública, grupo provado português e cotada em bolsa. Fundou a Telecel, agora Vodafone Portugal.
Tem praticado uma cidadania activa através de intervenções em seminários, conferências, na comunicação social, publicando artigos, bem como em iniciativas da sociedade civil. Foi um dos dinamizadores do movimento Compromisso Portugal, que se manteve activo desde o início de 2004 até meados de 2009.
No campo empresarial , iniciou a carreira numa multinacional alemã do sector químico-farmacêutico, foi administrado do grupo Quimigal, participou em operações de spin offs de várias unidades deste grupo e em alienações e fusões de empresas participadas, tendo sido presidente do conselho de administração da Colgate Palmolive. No final dos anos 80, mudou-se para o sector financeiro, como administrador na banca de investimento do Grupo Espírito Santo. Em 1991 assumiu a presidência executiva da Telecel, que levaria a Bolsa em 1996. em 2011, acompanhou o processo de mudança da marca Telecel para Vodafone, onde manteve o cargo de CEO até ao início de Setembro de 2009. Exerce, desde essa altura, a função de presidente não executivo do conselho de administração da Vodafone Portugal e do Presidente da Fundação Vodafone Portugal.

Pequenos músicos da Samp na Arquivo

Numa sala onde os graúdos costumam ter conversas muito sérias, ou apresentam os seus livros, quadros e fotografias, dá-se lugar à música dos pequenos músicos SAMP.
Eles vão enriquecer as tardes culturais da Livraria Arquivo com os seus instrumentos, cada um ao seu estilo!
Antes de procurar a próxima leitura do seu pequerrucho pode agora ouvir Bach, Mozart, ou até mesmo uma bonita canção infantil.
Sempre no último sábado de cada mês à hora do lanche, para abrir o apetite musical dos mais novos…

A primeira é já este sábado, 26 Fevereiro, às 16h30 e a entrada é livre!

Apresentação do livro "Última Missão"


Veja aqui entrevista com o autor:

ACERCA DO AUTOR:
José Alberto de Moura Calheiros nasceu em 1936, na aldeia do Peso, Covilhã. Frequentou o Curso de Infantaria da Escola do Exército (1954-1958). Admitido nas Tropoas Pára-Quedistas em 1959, aí passou toda a sua vida militar. Cumpriu três comissões de serviço no Ultramar - Angola (1963-1965) e Moçambique (1967-1969) como comandante de Companhia de Pára-quedistas e Guiné (1071-1973) como 2.º Comandante e Oficial de Operações do BCP12, COp4 e COP5 e ainda como comandante do COP3.
Em Tancos, foi Comandante do Batalhão de Instrução, Comandante do Regimento de Caçadores Pára-quedistas e Comandante da Escola de Tropoas Pára-quedistas.
Nos seu quatros últimos anos de actividade como militar (1977-1981) desempenhou funções de Chefe do Estado-Maior do Corpo de Tropoas Pára-quedistas.
Passou à situação de Reserva em Fevereiro de 1981.
Licenciado em Finanças pelo ISCEF - Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, passou então a desempenhar funções de técnico economista no Ministério da Indústria, IPE - Instituto de participações do Estado e na direcção financeira de empresas.
Hoje está reformado e afastado de qualquer actividade profissional.

ACERCA DO LIVRO:
Em 1973 o autor, José Moura Calheiros, prestava serviço no Batalhão de Caçadores Pára-quedistas 21, de Bissalanca (Guiné).
Em 23 de Maio desse ano, numa operação por si comandada e tendo como missão atingir e reforçar a guarnição de Guidage, cercada pelo PAIGC, a Companhia de Caçadores Pára-quedistas 121 sofreu quatro mortos, dos quais três tiveram que ser inumados num cemitério localizado na cerca do aquartelamento daquela localidade.
Trinta e cinco anos depois, em Março de 2008, o autor regressa à Guiné integrado numa Missão da Liga dos Combatentes destinada a exumar, em Guidage, os cadáveres daqueles três militares pára-quedistas e de outros sete do Exército.
No livro o autor conta-nos toda a problemática relacionada com a expedição: os antecedentes, a preparação e o seu desenrolar, Simultâneamente descreve o ambiente da Guiné de hoje comparando-o com o do tempo da guerra; os usos, costumes e religiões da região de Farim e Guidage; o sentimento da população em relação ao antigo colonizador; as mágoas dos guineenses antigos militares portugueses por Portugal os ter enganado e abandonado; conversas com velhos guerrilheiros.
Ao longo da missão ocorrem situações que lhe fazem recordar o passado, o tempo da guerra. Nestes momentos de rebuscar das memórias “assistimos” à evolução da guerra, bem como à do pensamento do autor sobre ela. Pela ordem temporal das sucessivas comissões, ele descreve e caracteriza os três Teatros de Operações:a primeira comissão em Angola, a segunda comissão em Moçambique e a terceira comissão na Guiné.
Neste livro, o leitor pode identificar-se com a forma como actuavam os pára-quedistas, bem como conhecer os sentimentos de que eles eram possuídos antes, durante e depois dos combates. E também como actuavam e eram coordenados os seus apoios de combate: os Fiat´s, o PCA, os helicópteros de manobra ou sanitários, os heli-canhões, as lanchas de desembarque, a artilharia, todos eles indispensáveis ao seu sucesso e segurança.
Para além dos sentimentos dos militares durante as operações, o livro descreve-nos também os dos seus Comandantes em algumas das situações mais críticas, responsáveis como são pelo cumprimento das missões, mas também pela vida dos seus subordinados. Este livro é, em grande parte, sobre os sentimentos dos combatentes na guerra do Ultramar, de cada um individualmente e também colectivamente; dos soldados e também dos comandantes nas suas angústias, dúvidas e responsabilidades, enquanto chefes e homens.

terça-feira, fevereiro 22

o retrato de um Grande Homem

Mandela
A Construção de um Homem
António Mateus
Editora: Oficina do Livro

Num trabalho assinado por António Mateus, jornalista com um conhecimento ímpar dos assuntos africanos e testemunha dos principais momentos do fim do apartheid e de reconciliação da África do Sul, Mandela – A Construção de um Homem é uma viagem ao lado humano de alguém que se tornou, nas suas palavras, o homem mais solitário do mundo, enquanto lutava pela harmonia global. Com base no contacto pessoal, em experiências directas, análise e pesquisa histórica, o leitor é testemunha do sofrimento e das privações de Nelson Mandela ao longo de quase três décadas, mas também do visionarismo, da modéstia e da grandeza de um ser humano que se reconstruiu e é hoje admirado por milhões de pessoas e exemplo de esperança para toda a humanidade.


ACERCA DO AUTOR:
António Mateus é jornalista desde 1983. Após a libertação de Nelson Mandela, em 1990, foi destacado para a África do Sul como delegado da agência LUSA, onde permaneceu dez anos. Antes, assumira iguais funções em Maputo, depois do acidente que vitimou Samora Machel e a maioria da comitiva que acompanhava o presidente moçambicano numa viagem ao estrangeiro. Entrevistou inúmeras personalidades mundiais, como Nelson Mandela, Desmond Tutu, Chester Croker, Joaquim Chissano ou Frederik de Klerk. Foi o director-fundador da revista Focus, editor de Política Internacional da RTP, sendo actualmente redactor da informação diária da RTP. É autor dos livros Homens Vestidos de Peles Diferentes e Selva Urbana.

Obrigada, José Fanha!

Pela simpática referência que fez à Arquivo.
Veja aqui. http://queridasbibliotecas.blogspot.com/2011/02/arquivo-uma-bela-livraria.html

Exposição
OS FLAMÍNIOS
Escritos e ilustrações de um país interior
Simão Vieira
De 12 de Fevereiro a 10 de Março - Galeria da Livraria Arquivo
. Simão Vieira é natural de Monte Redondo, no concelho de Leiria. Na Universidade de Coimbra,fez a licenciatura em Filosofia e o mestrado em Comunicação e Jornalismo. Iniciou recentemente novo mestrado, desta vez em Teatro, na Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha.
. Lecciona Filosofia e Oficina de Teatro, entre outras disciplinas.
. Escreve regularmente para teatro e encena. Neste âmbito, dinamiza seis grupos, cinco dos quais formou e denominou no horizonte das actividades de várias instituições.
. Tanto dá por si na escrita, como na ilustração, pintura ou criação musical – mas há alguns anos que muitas ideias lhe pedem a concentração dessas expressões no teatro.
. Publicou obras para a infância (para todas as infâncias) e texto dramático.

A Flamínia é um país interior de Simão Vieira, onde se fala e escreve português – porque é a língua materna do autor. Todavia, os nomes dos flamínios são muito diferentes dos nomes portugueses: Simão Vieira sempre fez tal exercício, procurando reforçar a diferença das vozes desde elementos gráficos e sónicos precisos.
TODOS OS FLAMÍNIOS SÃO VOZES E DESENHOS DO AUTOR SIMÃO VIEIRA. Esta exposição apresenta-nos, para já, Avraan Jog, Renat Jog, Zabat Vilag, Avena Frag, Jurat Winog, Remun Dag e Mangust Milag – mas, entretanto, podem surgir mais trabalhos e outras figuras da Flamínia. Sim, existe a possibilidade de uma exposição mutante.

quarta-feira, fevereiro 16

é já amanhã...

Para conversar com Afonso Cruz irá está Paulo Kellerman. Em comum, os dois autores têm o facto de ambos terem recebido o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco/APE, o Paulo Kellerman em 2005, o Afonso Cruz em 2010. Uma conversa a não perder!

terça-feira, fevereiro 15

Entrevista com Afonso Cruz

Afonso Cruz vem à Arquivo no próximo dia 17 de Fevereiro às 18h30 para uma conversa com o público a propósito dos seus livro. Leia aqui entrevista com o autor http://www.clubalice.com/index.php?file=1&id=3803&page=1.

Encontro com Milan Kundera

A nova colecção de ensaios de Milan Kundera é uma apaixonada defesa da arte numa era que, segundo o autor, não valoriza a arte e a beleza. Com a cativante mistura de emoções e pensamento presente nos seus romances, Kundera revisita artistas cujas obras permaneceram importantes ao longo da sua vida: reflecte sobre a pintura de Francis Bacon, a música de Leos Janacek, os filmes de Federico Fellini e os romances de Philip Roth, Fiodor Dostoievski e Gabriel García Márquez. Aproveita também para fazer justiça a Anatole France e Curzio Malaparte, que considera serem grandes escritores caídos na obscuridade.
Em "Um Encontro" a assinatura de Milan Kundera – os temas da memória e do esquecimento, a vivência do exílio e a defesa da arte modernista – cruza-se com as suas reflexões pessoais e histórias de vida. Elegante e provocador, Kundera segue as pisadas das suas antologias anteriores.
UM ENCONTRO
Milan Kundera
Editora: D. Quixote.

Novo livro de Daniel Pink

Depois de “A Nova Inteligência”, Pink traz-nos agora a surpreendente verdade sobre aquilo que nos motiva. Daniel Pink esteve em Leiria o ano passado, a convite do Jornal de Leiria, para participar no Forum Inovação e Competitividade.

A maior parte das pessoas pensa que a melhor forma de nos motivarmos, a nós e aos outros, é com a promessa de recompensas exteriores, como o dinheiro. No entanto, como Daniel H. Pink salienta neste livro, o segredo dos bons desempenhos e da satisfação com o trabalho é a própria necessidade humana de criar algo novo, bem como de nos melhorarmos a nós e ao mundo. Com base em quatro décadas de investigação científica acerca da motivação humana, Pink expõe a discrepância entre o que a ciência sabe e as empresas aplicam, demonstrando como isso afecta todos os aspectos da nossa vida.
O autor examina os três elementos da verdadeira motivação — autonomia, mestria e sentido — e sugere técnicas criativas para os pôr em acção. Dá-nos também a conhecer empresas, cientistas e empresários que têm vindo a apontar novos caminhos.
Drive é, em suma, um livro que consegue modificar tanto a maneira como pensamos como a maneira como vivemos.

DRIVE
Daniel Pink
Editora: Estrela Polar

Os Tempos Hipermodernos

OS TEMPOS HIPERMODERNOS
Gilles Lipovetsky
Sébastien Charles
Editora: Edições 70
Esta obra compõe-se de três partes: na primeira, o filósofo Sébastien Charles apresenta uma introdução ao pensamento de Lipovetsky; a segunda, trata da sociedade hipermoderna; e na última parte, Charles entrevista Lipovetsky, que fala do seu percurso intelectual.
Neste livro, Lipovetsky aprofunda suas ideias sobre a hipermodernidade e a angústia do homem contemporâneo perante a liberdade de escolha proporcionada por esta 'segunda modernidade', afirmando que os três aspectos fundamentais da modernidade – o mercado, o indivíduo e os avanços técnico-científicos – se intensificaram a partir dos anos 50 e desde os anos 80 com a intensificação da globalização, tendo passado a interferir directamente nos comportamentos sociais. O filósofo assinala os paradoxos do presente, destacando a fragilidade do indivíduo, simultaneamente mais autónomo e mais frágil.

segunda-feira, fevereiro 14

Sugestão Namorados III

Juntos somos aquilo
que a pobre gente nunca alcança,
o céu na terra.
Aperto-te ao meu
coração, amor meu,
com corpo, alma
e amor.
Pablo Neruda




CARTAS DE AMOR
Pablo Neruda
Editora: D. Quixote
Em 1946 o poeta Pablo Neruda conhece Matilde Urrutia num concerto ao ar livre. A paixãoque surge de imediato entre os dois torna-se cada vez mais intensa, até se consolidar numa relação que perdurará até à morte do escritor.
A correspondência inédita reunida neste volume reflecte alguns dos principais momentos deste amor: ciúmes, carícias e alegrias que enchem estas cartas, notas, desenhos e postais que se estendem desde finais de 1950 até meados de 1973, e que mostram o lado mais intimo do poeta.

Sugestão Namorados II - Dele para ela

Uma sugestão Margapinta, à venda na Arquivo.

A nossa montra

Sugestão Namorados

atreva-se!
caderno de mensagens para casais

pare de embirrar
... um sorriso por dia,nem sabe o bem que lhe fazia!
A rotina está a tornar-se insuportável?
Os vossos níveis de stress não páram de aumentar?
Atreva-se. Diga à sua cara-metade, de forma original e bem disposta, que acordou com os pés de fora, que não é a sua vez de fazer as compras, que o tapete da casa de banho não serve para limpar os pés... mas diga-lhe também, com um sorriso: “Eu amo-te na mesma!” São mais de 40 páginas para recortar, rabiscar, colorir, desabafar... sempre a dois.

Do que é que está à espera?....

Especial Campanha Dia dos Namorados:
nas compras superiores a 15€, oferta de um vale de 20% de desconto para jantar romântico no restaurante Adega dos Frades, no Hotel Villa Batalha.
(Oferta válida para o casal no Menu especial S.Valentim ou para jantar romântico noutra data, sujeito a marcação prévia.)

Chico Buarque - Eu Te Amo (Carioca Ao Vivo)

quinta-feira, fevereiro 10

Somos notícia

Vencedores concurso O Livro: Ler, Ouvir e Sentir


Os vencedores do Concurso “O Livro: Ler, Ouvir e Sentir” foram:
Prémio Escalão 1.º Ciclo | Fundação Caixa Agrícola de Leiria:
 Grupo “Os 25 Fantásticos”
 (Turma E - 4.º Ano: Ana Neves Fernandes, Anita Carreira Dias, Catarina V. A. Silva, Cátia Alves Reis, Delfim Nunes António, Diana Fernandes Vieira, Diana Virgina Candeias, Eduardo Pereira Faustino, Francisco Machado Alves, Gabriel Sfalsini Silva, Inês Marques Paiva, Isabel Vieira de Oliveira, João Vieira Alves, Liliana MArques Gordo, Marcelo Oliveira Neves, Maria Beatriz Madeira, Mariana Soares Ferreira, Paulo Pereira Antunes, Pedro Gonçalves Vicente, Pedro Miguel F. Francisco, Romeu António Pastagem, Simão Costa Pereira, Teresa Oliveira Constantino, Tomás Alves Lopes, Tomás Santos Manso)
Escola Básica de Santa Catarina da Serra.

Prémio Escalão 2.º Ciclo | Roca S.A.
- Grupo “Os Exploradores”
(Filipa Alexandra Antunes Bernardo, Igor Gil de Jesus, Leonardo Varanda Antunes, Márcia Cristina  Belo Gonçalves, Pedro Gonçalves Silva)
 Colégio Senhor dos Milagres.

Prémio Escalão 3.º | Ciclo Caiado S.A.
- Grupo “Os Teenagers”
(Carina Santos Simão, Miguel Ângelo Bajouco, Sofia da Silva Santos)
Colégio Senhor dos Milagres.

A todos os parabéns.

Sensibilizar crianças e jovens do concelho de Leiria para a importância da escrita e da leitura, estimular a criatividade e promover o espírito de trabalho em grupo e a união em torno de uma causa comum foram os principais objectivos que estiveram na base concurso literário “O Livro: Ler, Ouvir e Sentir”. A organização do concurso esteve a cargo da Arquivo Livraria, que nesta iniciativa teve como parceiros a Fundação Caixa Agrícola de Leiria, e as empresas Caiado S.A. e ROCA S.A., responsáveis pela oferta dos prémios.
Os trabalhos propostos a concurso, dividido em três escalões, deveriam ser produzidos em grupo e enviados pela Escola. Em cada escalão, os vencedores irão receber livros no valor de 750,00 euros, para a Biblioteca da Escola.
Uma palavra de agradecimento para todas as escolas e seus alunos e professores que participaram no concurso, bem com ao juri, Orlando da Cruz Cardoso, Isabel Zambujal e Sìlvia Alves e aos nossos parceiros Fundação Caixa Agrícola de Leiria e às empresas ROCA e Caiado.

Os trabalhos vencedores serão em breve disponibilizados neste blog.

sexta-feira, fevereiro 4

Lançamento de "É sexta-feira foge comigo"

Sábado há história infantil


O SAPO ENCONTRA UM AMIGO
Max Velthuijs
Editora: Caminho
"Estava um belo dia de Outono. O Sapo andava a passear pelo bosque, olhando para as cores das folhas - amarelo-doiradas, cor de laranja e castanhas.

- O mundo é mesmo bonito, pensou ele.
De repente, no meio das cores maravilhosas, viu outra coisa maravilhosa caída no meio da erva..."