sábado, junho 26

Obras concluídas, reabrimos portas com um programa de aniversário especial

Hoje, às 18h30, junte-se a junte-se a José Régio, Florbela Espanca, Sophia Mello B. Andresen, Natália Correia, Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Álvaro de Campos, Fernando Pessoa, António Gedeão, Lobo Antunes, Camões, Mário de Sá-Carneiro, Manuel Alegre, José G. Ferreira, Eugénio de Andrade, Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Vinicius de Moraes, Lorca, Blake, Éluard, com o projecto Artes Novas num espectáculo lírico, de afectos, divertido, no qual se conjugam representação
Contamos com a sua visita!

quarta-feira, junho 23

E as obras continuam ...

Hoje ainda estamos asssim...
mas prometemos que sexta-feira (25 de Junho)
 a Livraria Arquivo vai estar ESPECTACULAR!

segunda-feira, junho 21

Estamos em obras... regressamos dia 25 de Junho, em grande!.


Durante esta semana  estaremos em obras e a Livraria eatará encerrada ao público. As nossas desculpas. Mas, para compensar todos os transtornos, regressamos em grande dia 25 de Junho, com muitas novidades. E já que o tema é festa, não esquecer, marcar 30 de Junho na Agenda: Aniversário da Arquivo.

sexta-feira, junho 18

José Saramago 1922-2010


"A viagem não acaba nunca. Só os viajantes acabam. E mesmo estes podem prolongar-se em memória, em lembrança, em narrativa. Quando o visitante sentou na areia da praia e disse:“Não há mais o que ver”, saiba que não era assim. O fim de uma viagem é apenas o começo de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite, com o sol onde primeiramente a chuva caía, ver a seara verde, o fruto maduro, a pedra que mudou de lugar, a sombra que aqui não estava. É preciso voltar aos passos que foram dados, para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre."
José Saramago

quinta-feira, junho 17

A Agenda dos Lideres na Arquivo

ACERCA DO LIVRO:Partindo dos desafios colocados a Portugal e às suas organizações, Luís Sítima e Maria Miguel Ferreira entrevistaram 14 gestores e empresários de topo de empresas portuguesas com desafios de expansão internacional, incluindo organizações de grande e média dimensão, em múltiplos sectores de actividade. O livro “Na Agenda dos Líderes” retrata um vasto conjunto de experiências de mudança, globalização e sustentabilidade, narradas por quem as viveu e liderou. Carlos Moreira da Silva, presidente da BA Vidro, é um dos empresários entrevistados e que virá pessoalmente dar o seu testemunho na sessão de apresentação do livro.
Neste livro, estes líderes partilham a sua visão, preocupações e desafios e explicam as particularidades e contextos em que conseguiram operar mudanças profundas e sustentadas. São contextos de luta pela sobrevivência, de reinvenção permanente e de expansão global. Há histórias de spin offs, fusões e aquisições e de internacionalização.

“O crescimento sustentando requer ambição global, equilíbrio no portfólio de negócios, capacidade de execução, cultura da inovação e empreendedorismo e dinamização de uma escola de talento. È uma experiência única e enriquecedora poder perceber como um conjunto de líderes empresarias de referência nacional transformam esses desafios e as suas estratégias em realidade. As lições práticas daqui retiradas podem contribuir para a compreensão da dinâmica de mudança e para a melhoria da competitividade e produtividade individual, das equipas e das organizações, no nosso País.” Luís Reis, Administrador Delegado do Hay Group


ACERCA DOS AUTORES:
Luís Sítima
É partner mundial do Hay Group e membro da Comissão Executiva do Hay Group em Portugal, onde dirige o negócio de Organizatinal Effectiveness & Change Management. É professor convidado na Universidade Católica Portuguesa e na EGP - University of Porto Business School. Na sua actividade profissional gere clientes e projectos de desenvolvimento organizacional, gestão de mudança e gestão estratégica de recursos humanos nos mais diversos sectores de actividade, ao nível da administração pública, banca, energia, saúde, justiça, desporto, indústria, bens de consumo, media, distribuição e telecomunicações. É orador convidado em diversas conferências e fóruns nacionais e internacionais e é autor de vários livros sobre gestão estratégica. Luís Sítima é Licenciado em Gestão e Mestre em Estratégia e Desenvolvimento Empresarial.

Maria Miguel Ferreira
PR & Marketing Manager do Hay Group, assumindo responsabilidade pela Comunicação e pela implementação da estratégia global de Marketing, em Portugal. Ainda no âmbito da sua actividade, lecciona na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa. Foi jornalista por cinco anos e colaborou sobretudo com o Semanário Económico, tendo-se especializado em temas de gestão. Foi também redactora e editora na Publicom, uma produtora de conteúdos na área cultural. Maria Miguel Ferreira licenciou-se em Economia no ISEG. Fez o Curso Geral de Jornalismo do Cenjor – Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas. Estudou Piano e Canto entre 1983 e 1995.

O Complexo de Portnoy


O COMPLEXO DE PORTNOY
AUTOR: Philip Roth
TRADUTOR: Ana Luísa Faria
EDITORA: Dom Quixote
1.ª edição na Dom Quixote: Junho 2010

Esta é a famosa confissão de Alexander Portnoy, impelido ao longo da vida por uma sexualidade insaciável, mas ao mesmo tempo refreado pela mão de ferro de uma infância inesquecível.

"Um monólogo hilariante que já enriquece a literatura americana com um novo protótipo... Quem guarda alguma memória do mistério insondável e da farsa humuilhante que é crescer irá achar este livro de leitura compulsiva. E ainda por cima é abençoada e descontroladamente divertida." Spectator.

Em 1997 Phlip Roth ganhou o Prémio Pulitzer com Pastoral Americana. Em 1998 recebeu a Medalha Nacional de Artes da Casa Branca e, em 2002, o mais alto galardão da Academia Americana de Artes e Letras, a Medalha de Ouro da Ficção, anteriormente atribuída e John dos Passos, William Faulkner e Saul Bellow, entre outros. Ganhou três vezes o PEN/Faulkner Award e o National Book Critics Award. Em 2005 A Conspiração contra a América recebeu o Prémio da Sociedade de Historiadores Americano pelo «excepcional romance histórico sobre um tema americano, relativo a 2003-2004».
Recentemente, Roth recebeu dois dos mais prestigiados prémios do PEN: em 2006, o PEN/Nabokov «pelo conjunto da obra [...] de originalidade constante e artisticamente perfeita» e, em 2007, o PEN/Saul Bellow de Consagração na Ficção Americana, dado ao escritor cujo apuro ao longo de uma carreira sustentada o coloca ao mais alto nível da literatura americana.
Roth é o único escritor americano vivo a ter a sua obra publicada numa edição completa e definitiva pela Library of America. A publicação do último dos oito volumes está prevista para 2013.


quarta-feira, junho 9

DAPHNE



DAPHNE
Justine Picardie
Editora: Dom Quixote
1.ª edição: Maio 2010

Estamos em 1957. A escritora Daphne du Maurier, no auge da carreira e da fama, desespera face ao colapso do seu casamento. Vagueando sem descanso por Menabilly, a sua adorada casa junto ao mar, na Cornualha, é assombrada pelo remorso e pelas personagens dos seus livros, nomeadamente Rebecca, a heroína do mais famoso dos seus romances. Ao procurar alguma coisa que a distraia dos seus problemas, Daphne interessa-se apaixonadamente por Branwell, o infeliz irmão das irmãs Brontë, e inicia uma troca de correspondência com o enigmático Alex Symington, procurando elementos para uma biografia de Branwell. Mas, por detrás da respeitável figura de Symington está um carácter escorregadio com muito para esconder, e depressa a verdade e a ficção se tornam impossíveis de distinguir.
Em Londres, na actualidade, uma jovem mulher solitária, recentemente casada depois de um breve namoro com um homem consideravelmente mais velho do que ela, trabalha para acabar uma tese de doutoramento sobre Daphne du Maurier e as Brontë. O marido, ainda aparentemente envolvido com a brilhante e carismática ex-mulher, mostra-se a maior parte do tempo distante e misterioso e ela não consegue sentir-se em casa na enorme e imponente mansão de Hamstead, curiosamente situada em frente da casa onde Daphne viveu em criança. Refugiada no conforto da sua biblioteca, mergulha num mistério literário com mais de cinquenta anos.
Justine Picardie é autora de vários livros, entre os quais o romance Wish I May, publicado em Portugal com o título Rumo à Felicidade, e, mais recentemente, My Mother's Wedding Dress e uma biografia de Coco Chanel. Foi editora na Vogue britânica e é actualmente colunista no Sunday Telegraph Magazine. Escreve também para a Harper's Bazaar. Vive em Londres.

terça-feira, junho 8

A Bruxa MIMI vem à Arquivo

Quem vai estar na Livraria Arquivo no próximo sábado?
A BRUXA MIMI em pessoa (ou melhor, em bruxa) para te contar a história "Que grande abóbora, MIMI!" e dar autógrafos. Não percas!

Atenção Pais! No sábado há conversa.


12 de Junho  | sábado | 14h30
9.ª sessão Conversas entre Pais

Tema: “1/2 +1/2 = 1 ↔ 1 + 1 = 3 U 4”
            Educação sexual e identidade sexual.

Moderação: “João Lázaro Clínica de Psicologia
ENTRADA LIVRE

segunda-feira, junho 7

E a propósito de petróleo...

Se o petróleo faz mover o mundo, como vamos viver num mundo sem petróleo?

PORQUE É QUE O SEU MUNDO VAI FICAR MUITO MAIS PEQUENO?
O preço do petróleo e o fim da globalização.
Jeff Rubin
Editora: Lua de Papel
PVP: 16,5 euros

Na economia global, ninguém pensa nas distâncias em quilómetros, mas sim em dólares. Se o petróleo for barato pouco importa se o bacalhau é ou não da Noruega, pois os custos de transporte não encarecem o produto. Mas a partir do momento em que o preço dos combustíveis dispara, o bacalhau torna-se caro – tal como os kiwis da Austrália ou os ténis do sudoeste asiático.
Acontece que o preço do petróleo vai aumentar. As maiores reservas de crude, como as do Médio Oriente, estão a definhar; e as novas são difíceis de rentabilizar. Junte-se a isso o consumo crescente das super-potências emergentes (China, India) e é fácil prever um futuro radicalmente diferente.
Jeff Rubin já o anda a fazer desde 2000. O economista, que tem previsto com sucesso consecutivas escaladas no preço do petróleo, revela-nos neste best-seller toda a extensão da nossa dependência do crude. E prova-nos, por A + B, como o marco mítico dos três dígitos (100 dólares por barril) vi ser fatal para a globalização.
Ao mesmo tempo, dá-nos boas notícias. O mundo pós-petróleo vai reconfigurar o modo como produzimos, consumimos e vivemos. È toda uma revolução em perspectiva. A economia voltará a ser local, as maçãs de Alcobaça ficarão por cá, e podemos dizer às roupas baratas da China.
Porque é que o seu mundo vai ficar muito mais pequeno é uma visão fascinante do mundo de hoje e do dia de amanhã – vital para quem manda, para quem produz, para quem vende ou compra.
Ou, tão simplesmente, para quem gosta do bacalhau da Noruega.

Jeff Rubin ocupou, até 2009, os cargos de Chief Economist, Chief Strategis e Managing Director do banco de investimentos CIBC World Markets. Ao longo da última década foi considerado o economista de topo dos mercados financeiros, no Canadá. Antes de ingressar no CIBC, em 1988, foi conselheiro do Ministério das Finanças e responsável pelas previsões económicas do governo canadiano. Especialista em questões energéticas, e comentador regular nas principais televisões norte-americanas, o autor tem vindo a demonstrar um raro acerto nas previsões de subida do preço de petróleo.

sábado, junho 5

Escrita Criativa por João Tordo


Escrita Criativa: Elementos Fundamentais de um Romance é o tema do próximo workshop que vai decorrer na Livraria Arquivo, dia 19 de Junho, durante todo o dia. A sessão será orientada pelo escritor João Tordo, Prémio Saramago em 2009 com o romance "As Três Vidas". Uma excelente oportunidade para praticar a escrita e ficar a saber como se escreve um romance. Nunca se sabe...

ESCRITA CRIATIVA:
Elementos Fundamentais do Romance
Livraria Arquivo, 19 de Junho
METODOLOGIA:
Neste workshop irá falar-se da ideia original ao tratamento dessa ideia, passando pelo enredo, o parágrafo inicial e os plot points. Divisão de um romance em três actos e inserção, nesses actos, das ideias mais fortes que o estruturam. Armadilhas, ganchos, etc. Noção geral das 5 componentes do romance: Plot, descrição, diálogo, pensamento, exposição. A medologia utilizada será interactiva e os alunos serão motivados a participar com pequenos exercícios feitos na altura.

A QUEM SE DESTINA:
a quem gosta de escrever e a quem ambiciona começar ou trabalhar num romance ou tem algumas dúvidas sobre a execução do mesmo.

BIOGRAFIA:
João Tordo nasceu em Lisboa em 1975. Formou-se em Filosofia e estudou Jornalismo e Escrita Criativa em Londres e em Nova Iorque. Trabalha como guionista, depois de ter passado pelo jornalismo, tendo publicado, entre outros, n’O Independente, Sábado, JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias, ELLE e na revista Egoísta. Escreveu uma longa-metragem e várias séries televisivas. Foi vencedor do prémio Jovens Criadores em 2001. Publicou três romances, O Livro dos Homens Sem Luz (2004), Hotel Memória (2006) e As Três Vidas (2008), que recebeu o Prémio José Saramago em 2009. Em Setembro publica o seu próximo romance, "O Bom Inverno".

Data e horário: 19 de Junho
Das 10h às 13h
Das 14h30 às 18h00
Preço: 50,00€
Número de inscrições: 12
Data limite de inscrições: 15 de Junho
Local: Livraria Arquivo – Av. Combatentes da Grande Guerra, 53, Leiria

Mais informações: Paula Carvalho | 244 822 225  | agenda@arquivolivraria.pt
As inscrições poderão ser feitas ao balcão da Livraria Arquivo, por telefone e por e-mail, só sendo consideradas válidas após oficialização do pagamento, que poderá ser efectuado ao balcão ou por transferência bancária para através do Nib Livraria Arquivo : 0035 2044 00043076930 03. Agradecemos o envio do comprovativo da transferência para agenda@arquivolivraria.pt

E o de Junho é...


«Se tivesse de salvar do fogo apenas um dos [romances] que escrevi, salvaria este.»
Mario Vargas Llosa
CONVERSA N'A CATEDRAL
MÁRIO VARGAS LLOSA
Editora: Dom Quixote
Preço (antes): 22,00€
Preço Livro do Mês Arquivo: 15,40€
Sentados a uma mesa da taberna A Catedral, o jornalista Santiago Zavala conversa com o seu amigo Ambrosio. Estamos em Lima, na época ditatorial do general Manuel A. Odría (1948-1956), e dessa conversa acompanhada de cerveja emerge um Peru cruel, corrupto, desesperançado, matéria-prima ideal, portanto, para um romance que só um grande jornalista e escritor como Vargas Llosa poderia ter produzido.
Histórias cruzadas, diálogos inteligentes e um olhar profundo sobre todo o «maquinismo da corrupção» que a ditadura cria, a indolência dos dirigentes e a impotência dos cidadãos quando carecem de cultura democrática, são neste romance magistralmente retratados com um estilo e uma técnica narrativa que serão, quem sabe, a máxima expressão do escritor peruano.

Mario Vargas Llosa nasceu em 1936, em Arquipa, no Peru. Professor universitário, académico e político, é uma personalidade de grande vulto e um dos mais importantes escritores da América Latina e do mundo.
Escreveu, entre outros, A Cidade e os Cães, A Casa Verde, A Tia Júlia e o Escrevedor, A Guerra do Fim do Mundo, Os Cadernos de Dom Rigoberto, Cartas a um Jovem Romancista, A Festa do Chibo e Travessuras da Menina Má. Foi galardoado com muitos dos mais destacados prémios literários internacionais, entre eles o Prémio PEN/Nabokov, o Prémio Cervantes e o Prémio Principe das Astúrias e o Prémio Grinzane Cavour.

sexta-feira, junho 4

Agenda Cultural de Junho da Livraria Arquivo


Em Junho há festa na Livraria Arquivo:
foi a 30 de Junho de 2000 que inaugurámos
o novo espaço e conceito Arquivo
 e é por isso que estamos a preparar
 algumas surpresas para este mês. Esteja atento.

exposição
"Palavras com Asas"
Exposição de ilustração de Danuta Wojciechowsk
De 1 de Junho a 1 de Julho

conversas entre Pais
“1/2 +1/2 = 1 ↔ 1 + 1 = 3 U 4”
Educação sexual e identidade sexual.
Moderação: “João Lázaro Clínica de Psicologia
data: sábado | 12 de Junho | 14h30
Entrada livre

hora do conto
Animação da história infantil “Que Grande Abóbora, Mimi!”
Com a presença da Bruxa Mimi, que contará a história e dará uma sessão de autógrafos
data: sábado | 12 de Junho |16h30

comunidade de leitores
Comunidade de Leitores Alma Azul | Livraria Arquivo
Tema: O Melhor do Mundo são as crianças?
           O LUGAR DOS LIVROS EM CASA
data: quinta | 17 de Junho  |18h30

workshop
Workshop de Escrita Criativa
“Elementos Fundamentais do Romance”
orientado pelo escritor João Tordo
data: sábado | 19 de Junho  | todo o dia
*Sujeito a inscrição prévia.

apresentação
Apresentação do livro “Na Agenda dos Líderes”, de Maria Miguel Ferreira e Luís Sítima.
Com a presença de Carlos Moreira da Silva, presidente da BA Vidro.
Apoio: Nerlei e Jornal de Leiria.
data: 19 de Junho | sábado  | 17h

aniversário
Aniversário da Livraria Arquivo: leituras, aventuras, conversas e muito mais ao longo do dia.
data: 30 de Junho | quarta | todo o dia.
(consulte programa próprio).

Visite-nos e festeje connosco!