segunda-feira, janeiro 18

clique para ampliar

José Gil prossegue neste livro a sua investigação sobre os processo individuais e colectivos de subjectivação em Portugal.
Quais são esses processos neste período marcado pela globalização, a crise económica e a hegemonia política do PS? Que formas assume essa subjectivação quando “a falha de sentido que as promessas por cumprir do 25 de Abril não conseguiram colmatar” foi suprida por antigos hábitos e 'mentalidades'?
Reinventando conceitos de Ferenczi e Foucault no sentido de uma abordagem original, José Gil mostra como os portugueses tentaram conquistar “formas de subjectivação individuais em desfasamento ou inadequação aos quadros de vida colectiva que se iam edificando progressivamente”.
O autor de Portugal Hoje: o Medo de Existir considera que “fizemos da identidade o território da subjectividade” e “esforçamo-nos por resistir ao fora' que aí vem, do exterior ou do interior, que ameaça destruir as nossas velhas subjectividades”. Em sua opinião, a única maneira de remover o obstáculo da 'identidade' é “deixarmos de ser primeiro portugueses para poder existir primeiro como homens”
É à luz dessa preocupação que se analisa o discurso dos actuais governantes que consideram que Portugal entrou num “processo irreversível de modernização”, um discurso “anti-ideológico e de via única” em que a avaliação “surge como método universal de formação de identidades”.
José Gil aborda em particular o “chico-espertismo” enquanto fenómeno que atravessa todo o “tipo de subjectividade da nossa sociedade, sendo transversal a todas as classes, grupos, géneros e operações”.

José Gil nasceu em Moçambique e doutorou-se em Filosofia na Universidade de Paris (1982), com um estudo sobre “O corpo como campo de Poder”, sob orientação de François Châtelet.
Colabora com revistas portuguesas e estrangeiras de várias áreas e é autor de algumas entradas na enciclopédia Einaudi.
Foi Directeur de Programme do Collège International de Philosophie de Paris e foi professor na Universidade Nova de Lisboa até ao ano passado, onde dava aulas de Estética
Na Relógio d'Água tem publicados onze ensaios e três livros de ficção narrativa (A Crucificada, Cemitério dos Desejos e ao meio-dia, os pássaros).
Foi considerado pelo Nouvel Observateur um dos 25 pensadores mais fulgurantes do mundo contemporâneo.
Nos últimos anos tem intervindo no espaço público, sobretudo nas áreas da educação e da política.

Filósofo José Gil na Livraria Arquivo

clique para ampliar

quarta-feira, janeiro 13

Sábado vem ouvir a próxima história...

clique para ampliar

As 'birras' e 'como dizer Não': próximo tema das "Conversa entre Pais"


Workshop Escrever para Crianças



A minha vida mudou quando decidi dedicar-me à paixão que é escrever.
Comecei pela literatura infantil, depois segui para a juvenil, mas nunca deixei de escrever para adultos. Ensinar pela escrita e contar as minhas histórias são as duas outras paixões...” Margarida Fonseca Santos


Era uma vez... para sempre!
Escrever para Crianças
workshop orientado por Margarida Fonseca Santos
30 de Janeiro Livraria Arquivo

O que é escrever para crianças e jovens?... Uma das coisas mais importantes a reter é que não há receitas – há muito caminhos onde o jogo, o olhar sobre o mundo e os afectos se cruzam.
Tendo como ponto de partida alguns exercícios de escrita criativa, o que se pretende com este pequeno curso é compreender a especificidade da escrita nesta área e experimentar vários caminhos, desde o universo fantástico aos objectos como personagens, do trabalho do diálogo à construção de enredos, passando pelo uso da metáfora e pelos jogos de non-sense.

Margarida Fonseca Santos tem vários livros publicados, sobretudo na área infanto-juvenil. No CLIC – Clube de Literatura, Ilustração e C.ª, orienta ateliers de escrita criativa com crianças, adultos e professores. Em 1996, ganhou o prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca e o Prémio Revelação APE/IPLB, e, em 2008, ganhou o Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes. Escreveu várias peças de teatro onde se destacam: as peças sobre Matemática para crianças e jovens, e O Navio dos Rebeldes (T. da Trindade), António, Bispo do Porto (Seiva Trupe) e A Filha Rebelde (T. Nac. D. Maria II), encontrando-se de momento em cena a peça Quando os bichos se reúnem (Bica Teatro). Autora (ou co-autora) das colecções 7 Irmãos, O reino de Petzel, As Aventuras de Colombo, A Escola Fantástica, Frik, e Génios do Mundo. Publicou, entre outros muitos outros livros para crianças e jovens, O Nó dos Livros, Chamem-lhes nomes, 7X5 Histórias de Liberdade. Histórias para contar consigo, Começar de Novo, Escrito a lápis, O n.º 11, são alguns dos livros que publicou para adulto.

Data: 30 de Janeiro
Horário: das 10h às 13h; das 14h30 às 17h30

Duração: 6 horas
Preço: 35,00€
N.º de vagas: 20
Data limite inscrição: 27 de Janeiro
Local: Livraria Arquivo
Informações:

Paula Carvalho
Livraria ARQUIVO Av. Combatentes da Grande Guerra, 53 2400-123 Leiria Telefone: 244 822 225 Fax: 244 828 091 E-mail : agenda@arquivolivraria.pt www.arquivolivraria.pt http://www.arquivolivraria.blogspot.com/
Ficha de Inscrição
Curso
Era uma vez... para sempre!
Escrever para Crianças

Nome:___________________________________________________________
N.º Contribuinte:___________________________________________________
Formação Académica:_______________________________________________
Profissão:_________________________________________________________
Morada de Contacto:
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
Código Postal: _______________________________________________________
Tel./ Telemóvel*: ____________________________
Principais interesses:___________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________
E-mail*: ______________________________________________________________:
Data: ________________________________________________________________
*preenchimento obrigatório
As inscrições poderão ser feitas ao balcão da Livraria Arquivo, por telefone e por e-mail, só sendo consideradas válidas após oficialização do pagamento, que poderá ser efectuado ao balcão ou por transferência bancária para através do Nib Livraria Arquivo : 0035 2044 00043076930 03. Agradecemos o envio do comprovativo da transferência para paula.carvalho@arquivolivraria.pt

quinta-feira, janeiro 7

Em Janeiro vai ser assim...

clique para ampliar
Um óptimo 2010 para todos. E aqui estão as nossas novidades.
Este mês destacamos a apresentação do livro "Em Busca da Identidade - O Desnorte" de José Gil , o workshop " Escrita de literatura para crianças" por Margarida Fonseca Santos e a vinda da leiriense Raquel Gaspar para nos encantar com a sua história "Os amigos da Menina do Mar". Mas há mais...
Esperamos por si!

E o de Janeiro é...

Todos os meses um livro diferente, a um preço especial.

Sobre Jesusalém:
"A vida é demasiado preciosa para ser esbanjada num mundo desencantado" diz o protagonista deste romance. A prosa mágica de Mia Couto ajuda, certamente, a reencantar este nosso mundo.
Jesusalém conta a história de Silvestre Vitalício, que, profundamente abalado pela morte da mulher, Dordalma, se afasta do mundo. Com os dois filhos, mais o criado, ex-militar Zacarias Kalash, faz-se transportar pelo cunhado, Aproximado, para o lugar mais remoto possível. Aí, numa velha coutada de caça em ruínas, funda o seu refúgio, a que dá o nome de Jesusalém, onde aguarda a chegada de Deus, para pedir desculpa aos homens. Jesusalém é uma terra em África, onde ‘Jesus havia de se descrucificar’.

“A guerra procura corpos para os destruir e negligencia espaços solitários

Revista Ler

O escritor quis construir este romance como uma cebola, que é preciso descascar . E é camada após camada, já próximo do fim, que tudo, neste universo mágico e poético, começa a fazer sentido” Público, ípsilon

Um belíssimo e instigante romance, propício a ser adoptado pelas escolas do Ensino Secundário, integrado no cânone universitário das Literaturas Africanas ou das Lusófanas, esmiuçado como exemplo de questionamento das grandes questões de todos os seres humanos e sociedades, levantando interrogações filosóficas, éticas e sociais de um modo poético e simultaneamente melancólico mas exemplar.” Pires Laranjeira, JL
Mia Couto nasceu na Beira, em Moçambique, em 1955. Foi jornalista. é professor, biólogo, escritor. Está traduzido em diversas línguas. Entre outros prémios e distinções (de que se destaca a nomeação, por um juri criado para o efeito pela Feira Internacional do Livro do Zimbabwe, de Terra Sonâmbula como um dos doze melhores livros africanos do século XX), foi galardoado, pelo conjunto da sua vasta obra, com o Prémio Vergilio Ferreira 1999 e com o Prémio União Latina de Literaturas Românicas 2007. Ainda em 2007 foi distinguido com o Prémio Passo Fundo Zaffari Bourbon de Literatura pelo seu romance O Outro Pé da Sereia.